Gaudium news > Três integrantes dos Médicos sem Fronteiras são sequestrados em Darfur

Três integrantes dos Médicos sem Fronteiras são sequestrados em Darfur

Sudão (Quinta, 12-03-2009, Gaudium Press) Três integrantes do grupo humanitário Médicos Sem Fronteiras que atuavam em Darfur, na região oeste do Sudão, foram sequestrados ontem, conforme informações da própria entidade. Os trabalhadores raptados são de nacionalidade canadense, francesa e italiana e pertenciam à seção belga do grupo.

Autoridades locais teriam informado que os três homens estão vivos e passam bem, mas seu paradeiro ainda é desconhecido. Enquanto isso, órgãos diplomáticos trabalham pela localização e libertação dos trabalhadores. A organização Médicos sem Fronteiras anunciou que vai retirar todo o seu contingente da região.

Por volta das 19 horas (horário local) de ontem, um grupo armado invadiu a sede da seção belga da entidade em Saraf Umra, localidade ao norte da região sudanesa de Darfur, rendendo os três estrangeiros, além de dois funcionários do staff local da organização. Os dois sudaneses foram libertados ainda no início da noite. Permanecem em poder dos sequestradores um enfermeiro canadense e dois médicos, um francês e outro italiano.

O pedido do valor do resgate foi entregue pelos sequestradores aos dois funcionários soltos, mas até agora não se sabe quanto é a quantia exigida.

A seção belga dos Médicos sem Fronteiras ainda não havia sido alvo das ordens de expulsão emitidas pelo governo sudanês a todas as ONGs que trabalham no país, intensificadas após o decreto de prisão emitido pela Corte Internacional de Haia ao ditador Omar El-Bashir, por crimes de guerra. Desde o dia 5, 13 organizações humanitárias foram expulsas e mais de 180 colaboradores estrangeiros abandonaram o país.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas