Gaudium news > Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro realiza palestra sobre caso de excomunhão em Pernambuco

Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro realiza palestra sobre caso de excomunhão em Pernambuco

Rio de Janeiro (Sexta, 13-03-2009, Gaudium Press) O bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, promoveu na última quarta-feira (11), na Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, uma palestra sobre o direito à vida. Membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Antonio falou sobre a “verdade médica, jurídica e ética” no caso da menina de 9 anos que foi submetida a um aborto no Recife, em Pernambuco, após engravidar do próprio padrasto, que abusava sexualmente da criança.

Responsável pela Pastoral da Saúde da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o bispo afirmou que a intervenção de Dom José Cardoso Sobrinho na questão da distribuição da pílula do dia seguinte pelo poder público também suscitou uma polêmica em nível nacional, e salientou que o arcebispo de Recife e Olinda “é movido por zelo pastoral e por fundamentadas motivações éticas”.

Ontem, durante o último dia de reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Padre Enrique Pérez Pujol, assessor canônico da entidade, distribuiu um documento sobre excomunhão e destacou o fato de que a punição não deve ser aplicada em meio a uma polêmica. “Não temos elementos para dizer qual médico está excomungado e qual não está. Isso depende do grau de consciência de cada um”, frisou o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas