Gaudium news > Equipe da Gaudium Press chega à África para acompanhar a visita de Bento XVI

Equipe da Gaudium Press chega à África para acompanhar a visita de Bento XVI

ABC_7691.jpg
Missa na paróquia iaundense de São Pedro Apóstolo

Camarões (Domingo, 15-03-2009, Gaudium Press) A equipe de jornalistas e fotógrafos de Gaudium Press, deslocada para cobrir a visita apostólica de Bento XVI à África, já está em Yaundé, capital de Camarões. O país será o primeiro destino a ser visitado pelo papa, seguido da lusófona Angola. A visita do Santo Padre ao continente – chamada de “Sorriso da Providência” pela população e por setores da mídia local – é a estreia de Gaudium Press na cobertura dos principais eventos católicos no mundo.

Além dos próprios profissionais, Gaudium Press também conta na África com a assistência de pessoal local para auxiliar na cobertura da visita papal. Nestes primeiros dias que precedem a chegada do pontífice, marcada para o dia 17, a equipe irá reunir informações sobre os últimos preparativos e acertos para a visita de Bento XVI e entrevistas exclusivas com religiosos sediados na África e no exterior sobre a importância da viagem.

 

Papas na África

ABC_7693.jpg
Público acompanha missa em Iaoundé. Celebração serviu para preparar os jovens para a chegada do papa

Esta é a 13ª viagem apostólica do papa Bento XVI, a primeira do seu pontificado à África. A última visita de um papa ao continente foi feita por João Paulo II, em 2000, no Egito, ocasião em que o predecessor de Bento XVI visitou o Monte Sinai. O primeiro papa a visitar a África foi Paulo VI, há 40 anos.

João Paulo II esteve no Camarões por duas vezes, com dez anos separando cada visita (1985 e 1995). Angola recebeu o papa polonês em 1992, quando ainda sofria com os efeitos de uma devastadora guerra civil. Outros 40 países africanos, em um total de 16 viagens apostólicas, foram visitados por João Paulo II durante as mais de duas décadas de seu pontificado.

Apesar de visitar apenas Camarões e Angola, a viagem de Bento XVI tem caráter continental, já que o papa se reunirá com bispos de diversos países africanos e apresentará, em encontro com os membros do Conselho Especial para a África do Sínodo, o próximo documento de trabalho sinodal. Além disso, Bento XVI também se reunirá com representantes muçulmanos.

Estatísticas

A África foi um dos únicos continentes em que foi registrado um crescimento significativo no número de católicos, de cerca de 18%, segundo dados do Anuário Estatístico do Vaticano de 2007. Camarões tem 26,8% de católicos. Angola é o país sub-saariano cuja Igreja é uma das mais antigas.

Em 2050, de acordo com previsões da Igreja, três países africanos estarão no elenco dos dez primeiros grandes países católicos do mundo: a República Democrática do Congo, com 97 milhões de católicos; Uganda, com 56 milhões; e Nigéria, com 47 milhões.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas