Gaudium news > Caminhada penitencial promovida pela Arquidiocese de Salvador reúne cerca de 100 mil fiéis em Salvador

Caminhada penitencial promovida pela Arquidiocese de Salvador reúne cerca de 100 mil fiéis em Salvador

Salvador (Segunda, 16-03-2009, Gaudium Press) Em torno de 100 mil fiéis participaram ontem da caminhada penitencial promovida pela arquidiocese de Salvador. Os seis quilômetros que separam a Igreja da Conceição da Praia da Igreja do Bonfim não desanimaram os participantes, que enfrentaram o sol forte numa demonstração pública da fé do povo baiano. Realizada há mais de 20 anos, a caminhada penitencial acontece sempre no terceiro domingo da Quaresma.

“A nossa caminhada é para mostrar que o tempo da Quaresma é um tempo de conversão, tempo para reviver a graça do nosso batismo para o seguimento de Jesus. Meditamos a morte e a ressurreição de Jesus durante o percurso. É um momento que deve nos ajudar na preparação para a Semana Santa”, explica o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Geraldo Majella Agnelo, que presidiu a missa de abertura na frente da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Outra celebração eucarística aconteceu na Suburbana, no bairro do Lobato, na Igreja Nossa Senhora das Dores. O Largo dos Mares foi o ponto de encontro entre os fiéis de Conceição da Praia e os da Suburbana, que carregaram uma grande cruz de madeira. “Esse ano, incluímos no roteiro momentos de oração em pontos importantes da Cidade Baixa, como, por exemplo, a Igreja da Trindade, onde os moradores de rua são acolhidos, e em frente à Obra Social de Irmã Dulce”, explica o diácono Raimundo Moreno, coordenador do evento.

A caminhada une dois grandes símbolos do catolicismo baiano – Nossa Senhora da Conceição e o Senhor do Bonfim – e costuma ser resumida pela frase: “Do colo da mãe à mansão da Misericórdia’, em uma expressão que demarca não só os locais de partida e chegada da procissão, mas, principalmente, do sentimento de conforto e acalanto encontrados nas figuras de Maria e Jesus”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas