Gaudium news > Camarões pronto para receber Bento XVI

Camarões pronto para receber Bento XVI

Pintura_do_papa.jpg

Caricatura-retrato de Bento XVI com as cores camaronenses.

Camarões (Terça, 17-03-2009, Gaudium Press) Já partiu de Roma o avião oficial do Estado do Vaticano que leva o Papa Bento XVI à África, para esta que é a primeira visita de um pontífice no século XXI ao mais pobre dos continentes. A última vez em que um Papa pisou em solo africano fora em 2000, quando João Paulo II ainda era o sucessor de Pedro. A primeira parada de Bento XVI é em Camarões – país que viu um Papa pela última vez em 1995 -, onde desembarca, em breve, na capital Yaoundé.

Nestas últimas semanas, a cidade e todo o país centro-africano se mobilizaram fortemente para receber o Papa. Cartazes coloridos com as cores das bandeiras camaronense e vaticana e com inscrições como “Bem-vindo, Santo Padre” ou “Papa, embaixador da paz!” foram espalhados pelas principais vias da capital, especialmente naquelas por onde passará o comboio pontifical. Também foram produzidos em grande escala souvenires dos mais diversos – de saias a retratos – e em jornais, rádios e grandes meios de comunicação a visita de Bento XVI monopoliza as pautas e as manchetes.

De acordo com os repórteres da Gaudium Press, que ouviram diversos moradores de Yaoundé no decorrer dos últimos dias, poucas vezes o país viveu um clima de tamanha ansiedade. Para a primeira cerimônia do Papa aberta ao público, programada para ainda hoje, os bilhetes que foram produzidos a fim de controlar o número de pessoas se esgotaram em poucas horas. A organização suspendeu a iniciativa.

detalhe_vestido.jpg
Detalhe de vestido com inscrição alusiva à visita do Papa.

A visita de Bento XVI também está sendo vista por muitos, do ponto de vista ecumênico, como agregadora, já que a comunidade muçulmana e líderes de várias manifestações religiosas africanas aguardam pela chegada do pontífice muitas vezes com o mesmo ardor que os católicos. As delegações enchem as ruas camaronenses com seus culturalismos típicos e manifestações exóticas.

Mas a festa é mesmo da Igreja Romana. Representantes episcopais de dioceses de praticamente toda a África, padres e religiosas das principais congregações femininas africanas se deslocaram a Camarões para ver o Papa. Alguns, só estão conseguindo chegar em cima da hora, o que aumenta a impressão de “caos feliz” que toma conta da capital Yaoundé.

faixa.jpg
Faixa estendida sobre rua da capital Yaoundé.

A prefeitura de Yaoundé declarou ponto facultativo. Hoje, as escolas não terão aulas para poder receber o Papa. Além disso, o presidente Paul Biya e os representantes dos poderes do Estado, assim como dos maiores partidos políticos, acompanharão pessoalmente a visita de Bento XVI.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas