Gaudium news > Papa ressalta importância da Missão e tendência do sacerdote à “perfeição moral”

Papa ressalta importância da Missão e tendência do sacerdote à “perfeição moral”

Vaticano (Quarta, 18-03-2009, Gaudium Press) O Papa Benedito XVI afirmou, durante encontro com os membros da Congregação para o Clero no começo desta semana no Vaticano, que “a Missão é eclesial porque ninguém anuncia ou a leva a si mesmo, mas sim ao outro, a Deus mesmo e ao mundo. Deus é a única riqueza que, definitivamente, os seres humanos desejam encontrar em um sacerdote”. A congregação realiza sua Assembléia Plenária nesta semana.

“A dimensão missionária do presbítero nasce de sua configuração sacramental a Cristo”, disse o Santo Padre em seu discurso, antes de ressaltar “a indispensável tendência à perfeição moral que deve habitar todo coração autenticamente sacerdotal”. No entanto, ressaltou que é necessário “cuidar a formação dos candidatos à vida sacerdotal”.

De acordo com o pontífice, “as dimensões eclesial, hierárquica e doutrinal e de comunhão do presbítero são absolutamente indispensáveis para toda autêntica missão, e, por si mesmas, garantem sua eficiência espiritual”.

Bento XVI reforçou que os sacerdotes “devem estar presentes, serem identificados e reconhecidos pelo juízo da fé e pelas virtudes pessoais, assim como pelos hábitos nos ambientes da cultura e da caridade, que estão sempre no centro da Missão da Igreja”.

Ano sacerdotal

Por ocasião dos 150 anos da morte do Santo Cura d’Ars (João Maria Vianney) Bento XVI anunciou na manhã do ultimo dia 16 que, de 19 de junho de 2009 a 19 de junho de 2010, será realizado um Ano Sacerdotal especial, sob o tema: “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”.

Segundo comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o Santo Padre abrirá a celebração com uma solenidade do Santíssimo Coração de Jesus e do Dia de Santificação Sacerdotal, com a presença da relíquia de Cura d’Ars, trazida pelo Bispo de Belley-Ars. Bento XVI encerrará o Ano em 19 de junho de 2010, durante o “Encontro Mundial Sacerdotal”, na Praça São Pedro, em Roma.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas