Gaudium news > Rio de Janeiro é sede do Primeiro Encontro dos Capelães Militares do Brasil

Rio de Janeiro é sede do Primeiro Encontro dos Capelães Militares do Brasil

Rio de Janeiro (Terça, 24-03-2009, Gaudium Press) A cidade do Rio de Janeiro foi sede no último fim-de-semana do Primeiro Encontro dos Capelães Militares do Brasil. Presidido pelo arcebispo militar do Brasil, dom Osvino José Both, o evento reuniu 50 capelães militares pertencentes às três Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e às duas Forças Auxiliares (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros).

Realizado no Centro de Estudos do Sumaré, o Primeiro Encontro dos Capelães Militares do Brasil teve como objetivo o aprimoramento intelectual, pastoral e espiritual dos sacerdotes que trabalham nas capelanias militares de todo o Brasil, de acordo com as diretrizes presentes na Constituição Apostólica “Spirituali Militum Curae” e no “Documento de Aparecida”.

Durante o evento, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Antonio Augusto Dias Duarte, ministrou palestras sobre diferentes temas, como “A Espiritualidade Sacerdotal”, “Compreensão da Sexualidade na Vida Sacerdotal” e “O Discipulado e a Missão do Capelão Militar”. O encontro promoveu oficinas temáticas sobre a espiritualidade sacerdotal de diversos movimentos, como o Opus Dei, os Focolares e o Prado.

Segundo o padre Cláudio Jacinto da Silva, da equipe de Formação Permanente do Ordenariado Militar do Brasil, a Jurisdição Pastoral do Arcebispo Militar e de seus capelães tem uma atuação diferente em relação ao corpo clerical civil. Sua ação destina-se a auxiliar na formação religiosa e espiritual não só dos militares e dos servidores civis das Forças Militares, mas também de seus dependentes.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas