Gaudium news > CNBB promove discussão sobre crise econômica, reforma tributária e aquecimento global

CNBB promove discussão sobre crise econômica, reforma tributária e aquecimento global

Brasília (Sexta, 27-03-2009, Gaudium Press) Crise financeira, reforma tributária e aquecimento global. Estes foram alguns dos temas discutidos na pauta do Encontro da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceu na sede da CNBB entre os dias 23 e 25 de março.

O encontro, de caráter extraordinário, contou com a participação dos cinco bispos que integram a comissão – entre eles o seu presidente, dom Pedro Luiz Stringhini; a assessora, Irmã Delci Maria Franzen, e mais 27 membros do setor Mobilidade Humana, do Mutirão para Superação da Miséria e da Fome e de outros organismos vinculados. O secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, também marcou presença.

Um dos temas de maior destaque da reunião foi o “aquecimento global”, que, na visão do presidente da Comissão, dom Pedro Stringhini, afeta todo o planeta, inclusive outros âmbitos da humanidade. “O aquecimento global não só atinge a natureza, mas afeta também a economia, o mercado, o capitalismo e, principalmente, os mais pobres”, enfatizou o religioso.

Durante a reunião, um projeto de atuação pastoral – que visa a combater até 2010 as causas da crise ambiental – também foi aprovado. O documento está de acordo com os princípios da CNBB, que refletiu sobre a temática na 46ª Assembleia Geral, de 2008. A publicação de uma cartilha de atuação pastoral sobre o meio ambiente deverá ser lançada na 47ª Assembleia Geral dos bispos, que acontece mês que vem, em Itaici (SP).

Sobre a questão da Segurança Pública, tema da Campanha da Fraternidade de 2009, dom Pedro Stringhini disse que o problema está sendo bem recebido pelo poder público, mas que nem todas as esferas da sociedade já estão comprometidas em relação ao assunto. “Nós, da CNBB, estamos dando importância à discussão de várias formas de violência, como a doméstica, a impunidade e a corrupção”, detalhou.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas