Gaudium news > Papa saúda fiéis africanos e destaca a proximidade da Páscoa no Angelus da semana

Papa saúda fiéis africanos e destaca a proximidade da Páscoa no Angelus da semana

Cidade do Vaticano (Segunda, 30-03-2009, Gaudium Press) O Papa Bento XVI fez ontem, diante de uma multidão que aguardava na Praça São Pedro debaixo de uma fina chuva, sua primeira oração do Ângelus depois da chegada de sua visita à África. E foi a própria viagem o tema dominante da homilia da semanal benção mariana.

Estavam reunidos na Praça inúmeros africanos, moradores de Roma, estudantes e também peregrinos, que quiseram manifestar gratidão ao pontífice pelo seu apoio ao continente na recente viagem a Camarões e Angola. Bento XVI falou com alegria da “significativa experiência” da sua visita pastoral à África, ressaltando dois aspectos importantes de sua viagem a Camarões e Angola.

“O primeiro é a alegria visível nos rostos das pessoas, a alegria de se sentir parte da única família de Deus, e agradeço o Senhor por ter podido compartilhar com estes nossos irmãos e irmãs, momentos de festa simples, cordial e cheia de fé. O segundo aspecto é o forte sentido de sagrado que se respirava nas celebrações litúrgicas, característica comum a todos os povos africanos e presente, devo dizer, em cada momento da minha permanência junto daquelas queridas pessoas. A visita me permitiu ver e compreender melhor a realidade da Igreja na África na diversidade das suas experiências e dos desafios que ela se dispõe a enfrentar atualmente”.

Ao comentar sobre a trajetória e a atuação da Igreja na África e no mundo, o Papa resgatou a atualidade das palavras de Jesus no Evangelho e destacou a importância da Páscoa para os católicos.

“A partir de agora não é mais hora para as palavras e os discursos, é chegada a hora decisiva, pela qual o Filho de Deus veio ao mundo, e apesar de sua alma estar perturbada, ele se põe disponível a cumprir até o fim a vontade do Pai. E está é a vontade de Deus: dar a vida eterna a nós, que a perdemos”.

Após a oração do Angelus, Bento XVI convidou os jovens a participarem, na próxima quinta-feira, da missa por ele presidida no quarto aniversário da morte de João Paulo II, e em preparação pela Jornada Mundial da Juventude, que será celebrada em nível diocesano no Domingo de Ramos. Recordou, ainda, que em 2 de abril será celebrada a Jornada Mundial do Autismo.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas