Gaudium news > “É melhor que o presidente Uribe não tente uma nova reeleição”, diz o presidente da CEC

“É melhor que o presidente Uribe não tente uma nova reeleição”, diz o presidente da CEC

Bogotá (Terça, 31-03-2009, Gaudium Press) Em entrevista ao diário colombiano El Tiempo, o presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, monsenhor Rubén Salazar Gómez, disse que é contra uma nova eleição do presidente Álvaro Uribe no pleito de 2010 e que “é antidemocrática a perpetuação de uma pessoa no poder”.

“É melhor que o presidente Uribe não aspire a uma nova reeleição, porque é conveniente ao país a substituiçao (da presidência). Não é bom afetar a democracia. Temos um regime muito forte e não é conveniente uma reeleição indefinida”, disse o religioso.

Uribe foi eleito em 2002 e reeleito em 2006 graças a uma reforma constitucional. Agora seus partidarios tentam convocar um referendo para permitir que o presidente tente uma nova reeleição.

“Estas reformas que permitem reeleições são inconvenientes. Isso é muito perigoso”, disse o arcebispo.

Guerrilha

Monsenhor Salazar também lamentou o “interminável” conflito armado na Colômbia, que não terminou “em nenhum lugar do mundo, ainda mais na Colômbia, onde existem elementos como a presença do narcotráfico, o que torna o conflito interminável”.

“É necessário abrir a porta do diálogo político se realmente se deseja encerrar o conflito. O objetivo do nosso chamado é o seguinte: queremos que se consiga um acordo mínimo para que, através do diálogo, se busque a solução do conflito armado”, afirmou.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas