Gaudium news > Arquidiocese do Rio de Janeiro divulga calendário oficial da Semana Santa

Arquidiocese do Rio de Janeiro divulga calendário oficial da Semana Santa

Rio de Janeiro (Terça, 31-03-2009, Gaudium Press) A arquidiocese do Rio de Janeiro divulgou hoje (31) a Programação Oficial de todos os dias da Semana Santa, que começa na próxima semana. A festa terá início no Domingo de Ramos, com a tradicional Benção dos Ramos, às 9h, seguida de procissão e missa na Catedral de São Sebastião. A missa será celebrada pelo arcebispo emérito e administrador apostólico da arquidiocese da cidade, Dom Eusébio Oscar Scheid.

Na Quarta-Feira Santa, às 18h, na Catedral, será celebrada a Via-Sacra. No mesmo horário, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, ocorrerá o Ofício de Trevas. Em seguida, às 19h, está programada a Procissão do Encontro, com as imagens do Senhor dos Passos – saindo da Catedral – e de Nossa Senhora das Dores – saindo da Igreja do Carmo -, ambas em direção ao Largo da Carioca.

O encontro das duas procissões deve acontecer em frente ao Convento de Santo Antônio, no Largo da Carioca. De lá, as duas procissões seguirão até a Catedral.

Na Quinta-Feira Santa, às 9h, haverá a celebração da Missa dos Santos Óleos, na Catedral, sob presidência de Dom Eusébio Oscar Scheid. Às 18h, ele presidirá a Missa da Ceia do Senhor, com o rito do Lava-Pés, na Igreja Nossa Senhora da Candelária.

A Sexta-Feira da Paixão dá ênfase à Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, às 15h, na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro. Às 17h30, acontecerá a Procissão do Senhor Morto, que sairá da Catedral em direção à Igreja Nossa Senhora do Carmo. Às 18h30, haverá a tradicional encenação da Paixão de Cristo, nos arcos da Lapa.

No sábado, acontecerá a Virgília Pascal, iniciado às 20h, na Catedral. Já no Domingo da Páscoa, a festa começa às 10h, com a Missa solene da Páscoa. Em seguida, às 12h, será oferecido um almoço para a população de rua.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas