Gaudium news > Igreja Católica na Itália cria fundo de garantia para ajudar famílias com problemas financeiros

Igreja Católica na Itália cria fundo de garantia para ajudar famílias com problemas financeiros

Roma (Quarta, 01-04-2009, Gaudium Press) Em um momento em que a Itália enfrenta a sua pior recessão em décadas, a Igreja Católica no país tomou uma iniciativa para ajudar os cidadãos com problemas financeiros. De acordo com a Rádio Vaticano, aqueles que perdem o posto de trabalho neste país recebem o mais baixo seguro-desemprego entre os 30 integrantes da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE): no máximo 40% de seus salários anteriores, desde que não ultrapasse o limite de mil euros por mês, durante no máximo seis meses.

De acordo com o secretário da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Dom Mariano Crociata, foi criado um fundo de garantia de 30 milhões de euros, dinheiro que ajudará as famílias a pagar o aluguel ou a hipoteca de suas casas. O mecanismo funcionará graças a um acordo alcançado entre a CEI e a Associação Bancária Italiana (ABI). No dia 31 de maio, será promovida uma coleta nacional, e os bancos decuplicarão a quantia arrecadada.

A iniciativa ajudará famílias de desempregados com mais de três filhos, um membro portador de deficiências ou idoso. Com o dinheiro, serão fornecidos empréstimos e subsídios mensais de até 500 euros. A quantia emprestada deverá ser restituída em até cinco anos, acrescida de uma taxa de juros mínima. A previsão é que de 20 a 30 mil famílias sejam beneficiadas.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas