Gaudium news > Papa envia nota de condolências pela morte de cardeal italiano

Papa envia nota de condolências pela morte de cardeal italiano

Cidade do Vaticano (Quinta, 02-04-2009, Gaudium Press) O Papa Bento XVI enviou hoje uma nota de condolências pela morte do cardeal franciscano Umberto Betti, ocorrida ontem à noite em uma enfermaria em Fiesole, na Província Toscana. A nota foi endereçada ao padre José Rodríguez Carballo, ministro geral da Ordem dos Frades Menores.

Betti fez parte por diversos anos da Congregação para a Doutrina da Fé e, no Concílio Vaticano II, foi consultor do arcebispo de Florença, dom Ermenegildo Florit. Em 2007, foi nomeado cardeal por Bento XVI. Também exerceu as funções de reitor da Pontifícia Universidade Lateranense e acadêmico ordinário da Pontifícia Academia Teológica Romana.

O funeral será realizado amanhã, dia 3, na catedral de Fiesole. As exéquias serão celebradas pelo prefeito da Congregação para os Bispos, Card. Giovanni Battista Re.

Confira, abaixo, a nota enviada por Bento XVI:

“Reverendo Padre José Rodriguez Carballo
Ministro geral da Ordem dos Frades Menores

Recebi com profunda dor a notícia do falecimento do eminentíssimo cardeal Umberto Betti e, participando espiritualmente do luto que atingiu esta Ordem dos Frades Menores, exprimo a minha viva condolência. Recordo, com ânimo grato ao senhor, o ministério desenvolvido com zelo pelo querido purpurado, particularmente como ilustre teólogo do Concílio Vaticano II, apreciado consultor da Congregação da Doutrina da Fé e da Secretaria de Estado e magnífico reitor da Pontifícia Universidade Lateranense.

Elevo fervoroso pedido de acolida por tão benemérito servidor do Evangelho e, invocando a divina bondade e a paz eterna para a sua alma eleita, envio como conforto a seus familiares, seus irmãos na fé e todos que choram pela sua partida uma especial benção apostólica”.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas