Gaudium news > Sessão Plenária da Comissão Teológica Internacional termina no Vaticano com audiência do Papa Bento XVI

Sessão Plenária da Comissão Teológica Internacional termina no Vaticano com audiência do Papa Bento XVI

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 02-12-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI recebeu nesta sexta-feira cerca de 30 participantes da Comissão Teológica Internacional, que concluiu sua sessão plenária anual.

Em seu discurso, o Papa observou que este ano a sessão se reuniu na Primeira Semana do Advento, “o que faz recordar que todo teólogo é chamado a ser homem do advento, testemunha da vigilante espera que ilumina as vias da inteligência da palavra que se fez carne”.

Bento XVI afirmou que os conflitos étnicos e religiosos no mundo tornam mais difícil “acolher a singularidade do pensar cristão de deus, mas a teologia, em diálogo com a filosofia, pode ajudar os fiéis a testemunharem que o monoteísmo trinitário é a verdadeira fonte da paz pessoal e universal”.

O Pontifice explicou ainda que a teologia católica sempre foi atenta ao elo entre fé e razão e “este papel hoje é mais necessário do que nunca para tornar possível uma sinfonia das ciências e evitar consequências violentas de uma religiosidade que se opõe à razão e de uma razão que se opõe à religião”.

Um outro aspecto importante do papel que exerce a teologia, também hoje, é a presença no campo
acadêmico. Segundo o Papa, “foi a teologia que deu o impulso na história ao nascimento da universidade”.

Antes de encerrar o encontro, o Para explicou que, para conservar a Doutrina católica, “a Igreja precisa da competente e fiel reflexão dos teólogos sobre o mistério do Deus de Jesus Cristo e de sua Igreja. Sem uma saudável e vigorosa reflexão teológica, a Igreja correria o risco de não expressar plenamente a harmonia entre fé e razão”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas