Gaudium news > Secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina comenta missa do bicentenário

Secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina comenta missa do bicentenário

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 07-12-2011, Gaudium Press) Na próxima segunda-feira, 12 de dezembro, no dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América, o Papa Bento XVI presidirá a missa pelo bicentenário de Independência dos países latino-americanos na Basílica São Pedro, no Vaticano. Será um fato inédito, que terá a participação cardeais e bispos de todo o continente e de personalidades diplomáticas.

Em razão disso, a Rádio Vaticano, através de seu Programa hispano-americano entrevistou o professor Guzman Carriquiry, que atua como secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), dicastério encarregado da organização da cerimônia. Inicialmente, Carriquiry afirmou que a celebração da missa do bicentenário pelo Papa Bento XVI, trata-se um grande gesto de afeto do pontífice pela América Latina e de “solicitude pastoral para com as Igrejas do continente”.

O secretário comentou também um pouco sobre a situação da América Latina e de sua Igreja. Segundo ele, a América Latina sofre com o problema da violência, mas tem apresentando um grande crescimento econômico e de superação da pobreza. Sobre a Igreja, o professor destacou que um dos maiores desafios enfrentados por ela na atualidade está dentro da própria Igreja, na maneira “como acolhe, adere, celebra, vive e comunica o grande patrimônio de fé que a Providência de Deus deu aos povos da América Latina”. 

Carriqury afirmou ainda que a missa presidida pelo Papa no dia 12 de dezembro ajudará a realizar na vida “da nossa gente aquilo que confessamos através da fé, mas também através da experiência histórica e pessoal dos latino-americanos, ou seja, de que a Cristo se chega através de Maria”. E, por fim, comentou que a celebração “será um chamado para todos os latino-americanos a reviver e atualizar a consciência da verdade, da dignidade e da beleza do ser cristão”.

Com informações da Rádio Vaticano.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas