Gaudium news > Guarda Suiça Pontifícia realiza concerto beneficente no Vaticano

Guarda Suiça Pontifícia realiza concerto beneficente no Vaticano

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 07-12-2011, Gaudium Press) A seção missionária da Guarda Suíça Pontifícia (GSP) ofereceu no domingo passado, 04 de dezembro, na Igreja de Santa Maria da Piedade, no Camposanto do Vaticano, um concerto beneficente especial. Os fundos arrecados com a apresentação foram doados a dois projetos na Suíça; um centro de esperança para os jovens dependentes químicos, semelhante à Fazenda Esperança que o Santo Padre visitou no Brasil; e um projeto de merenda escolar para as crianças no Zimbabwe, África.

O concerto muscial teve tons da harpa paraguaia executados pela artista suíça, Daniela Lorenz, uma das raras mulheres intérpretes das harpas latino-americanas no mundo. Ela foi acompanhada pela banda do Corpo da Guarda. O concerto foi também uma ocasião especial para executar a música com um acompanhamento particular de uma banda de clarinete, trompetes e saxofone.

Toda a partitura teve que ser transcrita em Fá maior como era no tempo dos missionários que tinham as harpas na América Latina para poder tocar juntos os cantos natalinos alemães ( (Maria durch ein Dornwald gign; O Tannenbaum; Ihr Kinderlein, e outros) e franceses (Les amges dans nos Campagnes; Entre le boeif et l’angris), assim como o latino-americano: “Navidad de flor de coco”.

O concerto do Advento (da artista Lorenz e da banda do Corpo da GSP aproximou dos romanos – em sua maior parte de origem alemã – a beleza da música latino-americana e principalmente a particularidade do som da harpa paraguaia que é denominada na Europa também como harpa sul-americana.

Uma das atividades do Corpo militar do Papa é sua ação missionária que, através de uma seção própria, busca apoiar pequenos projetos em colaboração com a Igreja católica, na Suíça e na África.

O apoio principal para conseguir recursos provém da loja que se encontra dentro do bairro suíço no Vaticano. Nela as pessoas podem comprar diversos suvenires da Guarda Suíça, como um pen drive USB com a forma de uma guarda suíça; álbuns sobre o Corpo da Guarda; uma gravata com o símbolo do Corpo de Guarda; entre outros objetos.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas