Gaudium news > “Quem encontrou Cristo na própria vida, experimenta no coração serenidade e alegria”, afirma o Papa, no Ângelus

“Quem encontrou Cristo na própria vida, experimenta no coração serenidade e alegria”, afirma o Papa, no Ângelus

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 12-12-2011, Gaudium Press) “Enquanto o ambiente externo propõe as habituais mensagens de tipo comercial, o cristão é chamado a ter uma atitude de abertura e de disponibilidade ao encontro com Cristo e a exercitar a vigilância do coração”, recordou o Papa Bento XVI no Ângelus deste último domingo, 11, o terceiro do Advento, tradicionalmente chamado domingo “Gaudete”.

“O tempo do Advento é o tempo que nos lembra de dar o justo valor às coisas, para fixar o olhar interior em Cristo. O significado do terceiro domingo do Advento, chamado ‘Gaudete’, é aquele de recordar aos fiéis que o cristão deve sempre se alegrar no Senhor, com júbilo e não tristeza”, afirmou o Santo Padre inicialmente.

2011-12-11T120802Z_886543286_GM1E7CB1K5S01_RTRMADP_3_POPE.JPG
“A verdadeira alegria é ligada a algo mais profundo”, disse o Papa no Ângelus

Alegria
Bento XVI reafirmou também no seu discurso o verdadeiro significado da alegria cristã. Neste sentido, a palavra alegria foi usada com frequência pelo pontífice que quis com o próprio ensinamento despertar o verdadeiro significado do cristianismo e da fé que é olhada como um peso que traz somente a tristeza na própria vida.

“A verdadeira alegria é ligada a algo mais profundo”, explicou o Papa. “Certo, nos ritmos cotidianos, é importante ter espaços de tempo para o descanso, para a distensão, mas a alegria verdadeira está ligada à relação com Deus. Quem encontrou Jesus na própria vida, experimenta no coração uma serenidade e uma alegria que ninguém e nenhuma situação podem tirar”, disse.

Além disso, segundo o pontífice, a verdadeira alegria não é um simples estado de ânimo passageiro, nem alguma coisa que se alcança com os próprios esforços, “mas é um dom, que nasce do encontro com a pessoa viva de Jesus, do fazer espaço para ele dentro de nós, do acolher o Espírito Santo que guia a nossa vida”.

Conforme o Santo Padre, a alegria se exprime na presença de Deus “que vem preencher os nossos corações de bondade, de felicidade, de esperança na salvação eterna”. Esta alegria, argumento o pontífice, não pode ser dada nem pela “atmosfera das compras natalinas e nem mesmo pela beleza das ilumninações das lojas e das ruas”.

Ao dirigir-se aos espanhóis, o Papa observou que “o chamado domingo Gaudete, nos convida a prepararmos com a oração e as boas obras e celebrar com gozo a chegada de Jesus entre nós. Que a Santíssima Virgem María nos ensine a reconhecêlo e amá-lo, de modo que nosso coração e nossos lares se inundem de sua luz”.

Benção de Imagens do Menino Jesus
Na Praça São Pedro aconteceu ainda, por ocasião da oração do Ângelus, uma grande festa para as crianças romanas. Segundo uma antiga tradição, as crianças romanas levam as pequenas imagens do Menino Jesus para serem bentas pelo Papa e depois serem colocadas nos presépios de suas casas.

Promovida pelo Centro Oratórios Romanos, a festa para as crianças trouxe o espírito de alegria para a Praça São Pedro. Com muitos cantos, as crianças esperaram o Ângelus do Santo Padre e a benção das pequenas imagens do Menino Jesus que eles colocarão nos presépios de suas casas.

Com ternura e humildade o Santo Padre pediu a elas: “Caras crianças, quando rezarem diante de seu presépio, lembrem-se também de mim, assim como eu me lembro de vocês”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas