Gaudium news > Pátio do Colégio, marco zero de São Paulo, recebe missa do Domingo de Ramos

Pátio do Colégio, marco zero de São Paulo, recebe missa do Domingo de Ramos

São Paulo (Domingo, 05-04-2009, Gaudium Press) Às 13h30, no Pátio do Colégio – região histórica da cidade de São Paulo – nas redondezas da Catedral da Sé, já era possível presenciar a aglutinação de jovens. Aos poucos, mais pessoas se juntavam e a multidão começava a se formar. Os ramos de palmeira levantados ao céu indicavam o motivo e a ocasião: a celebração do Domingo de Ramos.

O dia pelo qual entramos na semana santa e lembramos da entrada triunfal de Jesus Cristo em Jesrusalém, “como um rei que chega a seu próprio reino”, nas palavras de Padre Carlos Alberto Cantieri, foi comemorado como o símbolo da vitória de Cristo sobre a morte. “Valorizar a juventude nesse dia é muito importante, para que possam viver os valores que garantem uma vida verdadeira, e ter a luz, que é a fé em Jesus Cristo, sobre as dúvidas e o relativismo, que se proliferam muito hoje em dia”, versou o Pároco da Igreja Beato José de Anchieta.

Quando mais de quinhentas pessoas aguardavam o momento da celebração, o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer e comitiva se fizeram presentes, para saudar e abençoar os fiéis. Após a leitura de uma mensagem do Papa Dom Bento XVI especialmente direcionada para os jovens – os protagonistas do evento -, Dom Odilo fez um discursos curto, para em seguida entonar o canto Hosana ao filho de Davi, que deu início a peregrinação da juventude.

Já na Catedral da Sé, os presentes tiveram a oportunidade de acompanhar a celebração presidida pelo Cardeal da arquidiocese paulista. Dentre os pontos altos da celebração, além dos tradicionais cânticos e orações, foram as intervenções de jovens representantes das mais diversas igrejas e paróquias católicas da cidade e região, que acabaram auxiliando na condução da celebração. A Campanha da Fraternidade, movimento coordenado anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também foi exaltado, com o objetivo de despertar a solidariedade dos fiéis e da sociedade para com a difícil realidade social brasileira. A campanha acontece desde 1.964, initerruptamente, e tem como tema atual Fraternidade e Segurança Pública.

Vários grupos de jovens participaram do evento. Para Reinaldo Vieira, de 24 anos, o evento foi muito interessante “porque mobilizou e mexeu com um número muito grande de jovens fiéis”. Rosimeire Quieroz, de 21 anos, acrescentou: “e o melhor de tudo é que eventos como esse ajudam a criar uma unidade entre os jovens, uma maior proximidade, indeferente de seus grupos ou paróquias, afinal, a igreja é uma só”. Ambos são missionários da Aliança da Misericórdia. Já Lucas Abreu, de 14 anos, e frequentador da Paróquia de Santa Cecília, aprovou a celebração, pois “pode refletir sobre os assuntos tocados, e também conhecer e fazer amizado com vários outros jovens”. Yanne Rebouças, de 23 anos e fiel da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, na zona norte da cidade, foi mais sucinta: “Essa celebração é um investimento na continuidade da obra”.

Ao final do dia e das comemorações, o cardeal Dom Odilo Scherer, em exclusiva à Gaudium Press, revelou uma alegria enorme em poder presidir a celebração com e para a juventude. “A presença deles, aclamando a Jesus, ainda mais neste Ano Paulino, é algo muito bonito. Isto tudo serve para que eles tenham a certeza de que não estão sozinhos, de que milhares de jovens, com a mesma idade e com os mesmos valores, andam por esta cidade e pelo mundo”, afirmou.

“O meu convite, é para que participem de todos os eventos e celebrações que puderem nesta semana tão especial, e para que não deixem de se confessar, e nem de praticar a solidariedade. Dessa forma, é que paz reinará sobre a violência, a justiça sobre a injustiça, e por fim, a vida sobre a morte – através da misericórdia de Jesus Cristo”, finalizou o Cardeal da Arquidiocese de São Paulo.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas