Gaudium news > “Cristãos são chamados a serem testemunhas da luz”, diz Bento XVI em visita à paróquia romana

“Cristãos são chamados a serem testemunhas da luz”, diz Bento XVI em visita à paróquia romana

Roma (Segunda-feira, 12-12-2011, Gaudium Press) Seguindo a tradição iniciada por Paulo VI, de que o pontífice, como bispo de Roma, visite as paróquias de sua diocese, o Papa Bento XVI foi neste domingo, 09 de dezembro, à paróquia de Santa Maria das Graças. Trata-se de uma das mais novas paróquias romanas e está localizada na periferia norte ocidental da cidade, no bairro Casal Boccone. A visita do Santo Padre a paróquia foi décima segunda feita por ele desde o início do pontificado.

2011-12-11T113259Z_1704173634_GM1E7CB1IIV01_RTRMADP_2_POPE.JPG
Recordando o tema da caridade, Papa pediu aos fiéis que ajudem as pessoas necessitadas

Na chegada do Santo Padre, antes de celebrar a missa, ele saudou as numerosas famílias e em modo particular as crianças presentes que estavam no pátio porque não encontraram lugar na igreja paroquial. “Sabemos que o Natal está próximo, preparemo-nos não somente com os presentes, mas com o nosso coração. Pensamos que Cristo, o Senhor, está perto de nós, entra na nossa vida e nos dá luz e alegria”, disse o Papa inicialmente às crianças, recordando a necessidade da oração cotidiana.

Mensagem às jovens famílias
Na mensagem que o Santo Padre dirigiu aos fiéis durante a missa ele disse que os cristãos são chamados a “serem testemunhas da luz” no deserto do mundo de hoje, e a superar “os limites do individualismo, do fechamento em si mesmo, do fascínio do relativismo” e a ir além no “sentimento religioso” para levar Deus onde este parece ausente.

Na homilia, o Santo Padre, dirigindo-se às numerosas famílias jovens ali presentes, fez um convite quádruplo: a serem uma voz no deserto das grandes cidades deste mundo; a desenvolverem em si uma devoção eucarística; a superar as modernas tendências do individualismo e do relativismo; e a dar testemunho da caridade.

“O Advento é justamente o tempo de espera, de esperança e de preparação à visita do Senhor. A missão do tempo do Advento é aquela de ser uma testemunha da luz, uma voz no deserto neste mundo com tantas trevas, com tanta escuridão de que Deus existe e está sempre perto de nós mesmo que pareça ausente”, disse de maneira improvisada o Papa.

Conforme o pontífice, o ponto de partida para ser testemunha da luz é antes de mais nada “receber e viver” os Sacramentos, o Batismo e a Confirmação, a Penitência e a Eucaristia dominical que deve ser redescoberta e vivida como dia de Deus e da comunidade. “Não percais o sentido do Domingo e sede fiéis ao encontro eucarístico”, exortou o Santo Padre.

O Papa pediu também aos fíeis para serem vigilantes e aprofundarem as razões da fé e da mensagem cristã, no intento de enfrentar o grande desafio da presença dos grupos religiosos pseudo-cristãos. “Superai os limites do individualismo, do egoísmo e do fascínio do relativismo, com que se considera legítimo todo e qualquer comportamento, a atração que exercem formas de sentimento religioso que exploram as necessidades e as aspirações mais profundas do espírito humano, propondo perspetivas de satisfação fáceis, mas ilusórias”, declarou Bento XVI.

O Papa recordou também, na paróquia romana de Santa Maria das Graças, uma outra obrigação do cristão: a caridade. Pediu para que se ajudem as pessoas em dificuldade.

Por fim, o Santo Padre fez um pedido especial aos jovens, recordando-lhes que são o futuro da Igreja. “O hoje e o amanhã da história e o futuro da fé são confiados em modo particular a vós que sois as novas gerações. A Igreja espera muito do vosso entusiasmo, da vossa capacidade de olhar para frente, de ser animados por ideais, e do vosso desejo de radicalidade nas escolhas da vida”, concluiu.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas