Gaudium news > Papa emite nota de pesar pelo falecimento do Cardeal Foley

Papa emite nota de pesar pelo falecimento do Cardeal Foley

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 12-12-2011, Gaudium Press) Faleceu ontem pela manhã aos 76 anos de idade o cardeal norte-americano, John Patrick Foley. O purpurado foi durante muito tempo presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e nos últimos anos, antes da aposentadoria, atuou como grão mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém.

géster cabral blog card. j.foley.jpg
Cardeal Foley era sacerdote desde 1962

Em um telegrama de pêsame enviado ontem, o Papa recordou com palavras cordiais o saudoso purpurado, desejando que “seu empenho pela presença da Igreja na mídia possa inspirar outros a empreender este apostolado tão essencial para o anúncio do Evangelho e o progresso da nova evangelização”.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé e porta-voz vaticano, Padre Federico Lombardi, também se pronunciou a respeito do falecimento do pupurado. Em entrevista a Rádio Vaticano, ele disse: “Estou muito tocado pessoalmente apesar de sereno, pela morte do Cardeal Foley”.

Segundo o sacerdote, Cardeal Foley sempre foi uma pessoa que todos aqueles que o conheceram, o admiraram e o amaram muito pela sua gentileza, pela sua espiritualidade: “era um homem realmente de grande nível espiritual. Todos aqueles que se aproximaram dele, também nestes últimos anos, mesmo durante sua doença, o admiraram muito. Estou certo que ele personificou no melhor modo a relação amigável, aberta, atenta, da Igreja com o mundo das comunicações sociais, não tanto como mundo impessoal, mas como mundo de pessoas”, disse.

Cardeal John Patrick Foley
Cardeal Foley foi ordenado sacerdote em 1962. Em 1984, o Papa João Paulo II lhe confiou o cargo de presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, do Centro Televisivo Vaticano e da Filmoteca Vaticana. Foi criado cardeal pelo atual pontífice em 2007, junto com a nomeação de Grão Mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas