Gaudium news > Arcebispo do México divulga mensagem ao Dia de Nossa Senhora de Guadalupe

Arcebispo do México divulga mensagem ao Dia de Nossa Senhora de Guadalupe

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 12-12-2011, Gaudium Press) Por conta das festividades em comemoração a

Cardeal Norberto Rivera Carrera.jpg
Dom Norberto Rivera Carrera

Virgem de Guadalupe, Rainha do México e Imperatiz da América, o Arcebispo Primaz do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, dirigiu uma mensagem aos fiéis a partir do Vaticano, onde está participando da Eucarístia que o Papa Bento XVI presidirá aos povos da América Latina, em ocasião a comemoração do bicentenário de sua independência.

A seguir, íntegra da mensagem

“Nossa Morena do Tepeyac, Nossa Senhora de Guadalupe, a Padroeira das Américas: Ela é a primeira discípula e missionária do amor de Deus, Ela é a estrela da evangelização; Ela é mãe e modelo da Igreja, Mãe de todos os povos e todas as nações, Mãe do nosso país, Padroeira da nossa independência e nossa liberdade. Portanto, é particularmente significativo que a maior festa da Virgem de Guadalupe, ou seja, em 12 de dezembro, o Papa Bento XVI tomou a iniciativa bem-vinda, em um gesto de deferência requintada para celebrar junto aos pastores e autoridades civis, na Santa Eucaristia, o bicentenário da Independência das Nações Latino-Americanas.

Esta celebração tem, sem dúvida, um enorme significado para todo o continente pelo sentido da reconciliação que isso implica. A Santa Madre Igreja sempre tentou curar todas as feridas da história que impediam o desenvolvimento dos povos e da convivência entre as nações, e sua participação nessas celebrações é a aceitação plena da soberania dos povos latino-americanos, que eventualmente foi ofuscada pelo acordo que a Santa Sé realizada com o Conselho de Espanha, e que atrasou o reconhecimento público desta condição.

Portanto, é emocionante para todos os fiéis das nações irmãs da América Latina que nos encontremos hoje em torno Sucessor de Pedro para testemunhar uma verdadeira comunhão e fraternidade, rezar juntos pela harmonia e paz no nosso conturbado continente, mas também para elevar a nossa oração e progredir no caminho da verdadeira independência, que é atingido no coração, quando se remove toda a escravidão e o pecado e se vive na liberdade dos filhos de Deus.

Desde o túmulo e a Cátedra de São Pedro, a partir do centro do cristianismo, e conectado a Tepeyac, o coração espiritual do nosso continente, os bispos e o povo de Deus continuem a ser unido às palavras de Nossa Senhora de Guadalupe pronunciadas ao coração de cada pessoa de boa vontade, através de seu humilde mensageiro São João Diego: “Não temais … Por acaso, não estou aqui, que sou sua Mãe? Não sou tua proteção e teu resguardo? Não sou a fonte de sua alegria? Por acaso não está em meu manto e em meus braços? De que mais precisa?” (Nican Mopohua, vv. 118-119).

Este 12 de dezembro, Nossa Senhora de Guadalupe é homenageada com grande solenidade na majestosa e imponente Basílica de São Pedro, cercada por todas as bandeiras das Américas, símbolo dos povos do “Continente da Esperança”. Portanto, hoje mais que nunca devemos perseverar na fé de nossos pais e ser firmes na esperança, como uma família unida no amor. Mais do que nunca, devemos ser construtores da verdadeira liberdade, que está ligada à justiça e tem a paz como resultado.

Hoje, mais que nunca, nos tornamos uma sociedade que ama e protege a vida, que repudia a violência, que rejeita a tentação da corrupção, que abre seu coração à solidariedade com os pobres, que estende a mão à tolerância e respeito, que se preocupa em cuidar do dom da criação, e viver a alegria da festa, festa por ser amado por Deus, estar no colo de sua Mãe, para esta terra abençoada, México, onde Maria se mudou sua pequena casa de Nazaré.

De Roma, a Cidade Santa, a partir do túmulo do Príncipe dos Apóstolos, São Pedro, ladeado pela bela imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, uno a minha amada Arquidiocese do México, toda nossa nação e o povo da América para imploar a Deus, Nosso Senhor por seu amor e graça, para implorar o dom da paz, para dizer, com grande emoção e lágrimas, contemplando a imagem da Santa Mãe de Deus, as palavras do Salmo 147 ditas pelo venerável Pontífice Bento XIV cheio de admiração diante do milagre de Guadalupe: “Non fecit omni nationi talit” (Ele não fez o mesmo com qualquer outra nação!)

Viva a Virgen de Guadalupe!

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas