Gaudium news > Papa preside na tarde de hoje missa em memória à independência de países latino-americanos

Papa preside na tarde de hoje missa em memória à independência de países latino-americanos

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 12-12-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI presidirá hoje, às 17h30, uma celebração solene por ocasião do bicentenário da independência de países latino-americanos e do Caribe. A missa, que acontecerá na Basílica de São Pedro, no Vaticano, será rezada em espanhol e português com a participação de latino-americanos residentes em Roma.

Junto ao Santo Padre serão concelebrantes quatro cardeais: o secretário de Estado do Vaticano, Dom Tarcisio Bertone; o presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Dom Marc Ouellet; representando o mundo híspano-americano, o Doml Norberto Rivera Carrera; e o mundo luso-americano, Dom Raymundo Damasceno Assis. A primeira leitura da cerimônia será realizada pela Dra. Maria Pia Cariquiry, esposa do secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina, professor Guzmán Cariquiry,

Como ministrantes assistentes da cerimônia foram convidados os membros do Sodalitium Christianae Vitae; da Comunidad Misionera Identes; do Pontifício Colégio Maria Mater Ecclesiae. Para as oferendas foram escolhidas as crianças ítalo-uruguaias, uma freira brasileira Juliana Resende, e uma colombiana Edy Leonor Ramírez Silva.

As intenções serão pronunciadas somente em espanhol e português, as línguas que também nas missas pontifícias estão sempre presentes.

Ontem na Rádio Vaticana (RV), Cardeal Marc Ouellet falou sobre o significado do evento e da festa. “Certamente o fenômeno da secularização agora está se difundindo também no continente latino-americano. Creio que isto represente um aspecto novo para o qual há o desejo de ajudar as comunidades locais a tomarem consciência da própria identidade católica e também a conservar o próprio patrimônio de devoção popular”.

Um outro desafio apontado pelo presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina foi a nova evangelização, com o objetivo de manter viva a fé do povo. Neste sentido, cardeal recordou a particular devoção do povo latino-americano à Virgem Maria, que no continente é “um fato cultural”, em todas as nações.

O dia escolhido para a solene missa que será presidida pelo Santo Padre é muito especial, pois nesta ocasião comemora-se a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina, mas cuja presença é notada também em Roma. Nos Jardins do Vaticano foi colocado edificado um monumento para a Vírgem. Nele aparece Nossa Senhora de Guadalupe com Diego que traz estampada em sua capa a pintura de Maria que tornou-se elemento de culto muito popular na America.

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas