Gaudium news > “Deus nunca nos deixa sós na construção da história”, diz Santo Padre aos universitários

“Deus nunca nos deixa sós na construção da história”, diz Santo Padre aos universitários

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 15-12-2011, Gaudium Press) Ontem, durante a recitação das tradicionais Vésperas anuais com os universitários dos Ateneus Romanos, em preparação para o Natal, o Papa Bento XVI encorajou os jovens estudantes a serem constantes e pacientes na espera da vinda do Senhor.

2011-12-15T180508Z_1629918884_GM1E7CG062M01_RTRMADP_2_ITALY.JPG
Padre acena para os cerca de 10 mil jovens presentes na Basílica vaticana

“Não precisamos de um Deus genérico, indefinido, mas do Deus vivo e verdadeiro, que abra o horizonte do futuro do homem a uma perspectiva de firme e segura esperança, uma esperança rica de eternidade e que permita enfrentar com coragem o presente em todos os seus aspectos”, expressou Bento XVI

A cerca de 10 mil estudantes presentes na Basílica vaticana, o pontífice que Deus é a nossa certeza e esperança. Segundo ele, constância e paciência são dois valores com os quais se constroi a própria vida. Já que, salientou o pontífice, o sentido que há na vida e na história, está justamente na paciência, na fidelidade e na constância da busca de Deus.

Neste contexto, de acordo com o Santo Padre, o modelo da paciência para os homens é Deus. “Ele é paciente, constante, fiel a seu amor por nós; Ele é o verdadeiro ‘agricultor’ da história, que sabe esperar”, disse. Por isso, explicou Bento XVI, somos chamados a “sermos constantes e pacientes para aprender a construir a história junto a Deus”.

“Somente Deus é o fundamento sólido da nossa vida que nos torna dignos e nos faz ser instrumentalizados para fins ideológicos”, afirmou.

Por fim, referindo-se ao mistério de Natal do Senhor, o Papa afirmou que na gruta de Belém a solidão do homem é vencida. “A nossa existência não está mais abandonada às forças impessoais dos processos naturais e históricos, a nossa casa pode ser construída sobre a rocha: nós podemos projetar a nossa história, a história da humanidade, não na utopia mas na certeza que o Deus de Jesus Cristo está presente e nos acompanha”, concluiu.

Ícone de Maria “Sedes Sapiantiae”
Uma iniciativa do Beato João Paulo II, a celebração das Vésperas com os universitários, compreende também a tradição da entrega do ícone de Maria “Sedes Sapiantiae” a um país para uma peregrinação mariana. Cada ano é escolhida uma nação diferente. No ano passado foi a Espanha, dessa vez o ícone foi entregue à Itália, mais especificamente a uma delegação da “La Sapienza Università di Roma”. (A)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas