Gaudium news > Papa exalta símbolos cristãos à delegação da Ucrânia

Papa exalta símbolos cristãos à delegação da Ucrânia

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 16-12-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI recebeu na manhã de hoje no Palácio Apostólico uma delegação de ucranianos. O encontro foi um gesto de agradecimento do Santo Padre pela árvore de Natal dada este ano pela Ucrânia para adornar a Praça São Pedro. Durante a reunião, o pontífice falou sobre os símbolos cristãos da árvores e do presépio e pediu-lhes para que conservassem suas tradições cristãs.

“O momento é sempre uma ocasião para recordar valores que na cultura de hoje foram perdidos”, disse o pontífice inicialmente. O Papa Bento XVI afirmou novamente o verdadeiro significado da celebração do Natal, onde se deve “viver e testemunhar com alegria a fé e promover os valores da vida, da solidariedade e da paz”.

Referindo-se também ao valor dos símbolos cristãos da árvore e do presépio, Bento XVI salientou que eles são elementos do nosso patrimônio espiritual. A árvore de Natal, por exemplo, segundo o Papa, é um “significativo símbolo do Natal de Cristo, porque, com seus ramos sempre verdes, lembra a duração da vida”.

O Papa pediu para “conservar, também na sociedade de hoje, – onde às vezes parecem prevalecer o consumismo e a busca dos bens materiais – estes símbolos que trazem um clima difuso de religiosidade de intimidade familiar”.

Além disso, o pontífice recordou aos cristãos que “a nossa época precisa de cristãos santos, entusiasmados pela própria fé, precisa recuperar o gosto pela oração, precisa daquela oração vivida pela Virgem Maria com seu singular olhar contemplativo que escuta, observa, guarda, medita, reza”.

A delegação da Ucrânia foi formada pelas autoridades eclesiásticas: o arcebispo-mor de Kyiv-Haly?, Sua Beatitude Sviatoslav Schevchuk, o arcebispo de Leópolis dos Latinos, Dom Mieczys?aw Mokrzycki e heparca de Mukachevo, Dom Milan Sasik; e pelas autoridades políticas: o vice-primeiro Ministro, Kolesnikov Borys.

Tradição da Árvore de Natal da Praça São Pedro
Faltando 8 dias para a celebração do Natal, seguindo uma tradição estabelecida por João Paulo II, a Praça São Pedro é decorada com uma grande árvore de Natal colocada ao lado do presépio da praça.

Como na primeira vez, há 30 anos, este ano também foi a Ucrânia que ofereceu um grande e bonito abeto vermelho que foi decorado no modo tradicional daquele país, com muitos elementos de cor amarela e vermelhos, além das tradicionais bolas douradas e prateadas.

A árvore de Natal dada pela Ucrânia foi acesa hoje às 16h30, hora local.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas