Gaudium news > Bento XVI comenta humildade e virgindade de Maria e reza pelos filipinos

Bento XVI comenta humildade e virgindade de Maria e reza pelos filipinos

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 19-12-2011, Gaudium Press) “Na sua simplicidade, Maria é sábia: Não duvida do poder de Deus, mas quer entender melhor a sua vontade, para conformar-se integralmente a esta vontade”. Nesse domingo (18) que precede o Natal, o Santo Padre, em sua tradicional reflexão feita antes da recitação do Ângelus, mostrou “a importância da virgindade de Maria”. Durante as saudações o Papa expressou a sua proximidade com as populações do sul das Filipinas atingidas por uma violenta tempestade tropical: “Rezo pelas vítimas”, assegurou.

Papa no ângelus.jpg
O Santo Padre convidou os fiéis a contemplarem a figura de Maria; a sua virgindade/ Foto: Rádio Vaticano

Falta ainda uma semana para as celebrações do Santo Natal. O Vaticano já mudou sua atmosfera. Sexta-feira passada na Praça São Pedro foi inaugurada a Árvore de Natal. Os trabalhos no grande presépio que se encontra ao lado da árvore estão sendo concluídos. Também na Basílica vaticana estão terminando a construção de um presépio. Os escritórios da Cúria Romana já estão decorados com pequenas árvores de Natal e presépios.

Nesta atmosfera plena de alegria do Natal que está tão próximo, o Santo Padre convida os fiéis a olharem e a contemplarem a figura de Maria, a sua virgindade.

Contemplando o estupendo ícone da Santíssima Virgem, o Papa disse: “Na sua simplicidade, Maria é sábia: Não duvida do poder de Deus, mas quer entender melhor a sua vontade, para conformar-se integralmente a esta vontade”, “no momento em que recebe a mensagem divina e dá a sua resposta, somos interiormente iluminados pela luz de verdade que promana, sempre nova, daquele mistério”.

A virgindade de Maria é “essencial para o conhecimento de Jesus e para a nossa fé”, porque “testemunha que a iniciativa foi de Deus e principalmente revela “quem é” o concebido”. Neste sentido, explicou o Papa em seguida, “a ‘virgindade’ de Maria e a ‘divindade’ de Jesus se garantem recíprocamente”. A sua virgindade tem “uma única e irrepetível” importância e “significado espiritual” também para cada cristão porque “em síntese, é ligado à fé”.

O mistério do Natal é para “quem confia profundamente no amor de Deus, acolhe em si Jesus”.

Ainda na oração do Ângelus, a propósito das tempestades tropicais que abateram sobre sul das Filipinas, o Santo Padre solidarizou-se com o povo fililpino e assegurou: “Rezo pelas vítimas, em grande parte crianças, pelos sem-teto e pelos numerosos desaparecidos”. (AA/JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas