Gaudium news > Vaticano divulga calendário das celebrações do Santo Padre no período natalino

Vaticano divulga calendário das celebrações do Santo Padre no período natalino

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 20-12-2011, Gaudium Press) O Escritório das Celebrações Litúrgicas do Papa Bento XVI publicou na manhã desta terça-feira, 20, o calendário dos eventos que serão realizados pelo pontífice na Basílica vaticana durante o período natalino.

No dia 24 de dezembro, às 22h, o Santo Padre presidirá a Missa da Noite na solenidade de Natal do Senhor. No dia 25 de dezembro, ao meio dia, o pontífice dará a benção “Urbi et Orbi”, com os tradicionais votos em mais de 60 línguas do mundo.

No dia 31 de dezembro, às 17h, acontecerão as primeiras Vésperas da solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus. Nesta ocasião, haverá a exposição do Santíssimo Sacramento; o tradicional canto do hino “Te Deum”; a conclusão do ano civil e a Benção Eucarística. Ao final da cerimônia, o Papa irá ao grande Presépio na Praça São Pedro para uma oração pessoal.

No primeiro dia de 2012, oàs 9h30, o Santo Padre presidirá a Missa da Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus e, ao mesmo tempo, o Dia Mundial da Paz.

No dia 6 de janeiro, às 9h30, o Santo Padre presidirá a Missa da Solenidade da Epifania do Senhor, que este ano terá uma particularidade: a ordenação episcopal, por parte de Bento XVI, de dois núncios apostólicos nomeados recentemente: Dom Charles John Brown e Dom Marek Solczy?ski, respectivamente, núncios na Irlanda e na Geórgia e Armênia.

A conclusão das celebrações natalinas acontecerá no dia 8 de janeirto, com a Missa da festa do Batismo do Senhor. A celebração acontecerá na Capela Sistina e contará com o tradicional batismo de algumas crianças: filhos de funcionários vaticanos.

Nomeação episcopal na Solenidade da Epifania do Senhor
É tradição que Bento XVI consagre bispos chefes de dicastérios da Cúria Romana e núncios apostólicos. Nem sempre todas as ordenações são feitas pelo Papa, algumas são feitas em seu nome pelo o Cardeal Secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone. A decisão do Santo Padre de celebrar a ordenação episcopal do novo núncio na Irlanda confirmaria o seu empenho pessoal para sanar a situação na Igreja católica no país.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas