Gaudium news > Bento XVI participa da última pregação sobre o Advento

Bento XVI participa da última pregação sobre o Advento

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 23-12-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI acompanhou na manhã desta sexta-feira, a quarta e última pregação do Advento. O tema geral proposto para este ano pelo Padre Raniero Cantalamessa foi: “Ide a todo o mundo e proclame o Evangelho a toda criatura: os quatro grandes momentos dos evangelizadores da história da Igreja”.

Frei Raniero concluiu suas reflexões sobre a evangelização. Entre outras coisas, fez a seguinte pergunta: “quem é o novo destinatário que nos permite falar neste momento sobre a Nova Evangelização?” Respondendo a este questionamento, o pregador da Casa Pontíficia explicou que é “o mundo ocidental secularizado e, em certo modo, pós-cristão”.

Segundo ele, esta é uma especificação que já aflorava nos documentos do Beato Papa João Paulo II, que se fez explícita no magistério do Santo Padre Bento XVI.

Padre Cantalamessa também afirmou que, “se você quiser re-evangelizar o mundo descristianizado, é necessário fazer uma escolha. Neste sentido, a visão da imensa riqueza da doutrina e das instituições, pode ser uma desvantagem se tentarmos apresentá-la ao homem que perdeu todo o contato com a Igreja e não sabe quem é Jesus”.

Frei Raniero afirma que é necessário ajudar este homem para estabelecer um relacionamento com Jesus. “Fazer o que Pedro fez no dia de Pentecostes com três mil pessoas presentes: dizer-lhes sobre Jesus que foi crucificado e a quem Deus ressuscitou”.

Segundo ele, “quem responder ao anúncio virá junto, então a comunidade vai ouvir o ensinamento dos apóstolos, e participar da partilha do pão, e de acordo com a chamada de cada um, pode fazer pouco a pouco a mesma coisa, porque Jesus não é aceito pela palavra da Igreja mas a Igreja aceita a palavra de Jesus”.

Como exemplo, Frei Raniero se referiu à famosa pintura pelo artista norueguês Edvard Munch, chamada de “O Grito”. “Um homem em uma ponte, com um fundo avermelhado, e as mãos ao redor de sua boca aberta, emite um grito que, podemos compreender de imediato, é um grito de angústia, um vazio, um choro sem palavras”. Segundo o pregador da Casa Pontifícia, esta é uma descrição eficaz da atual situação em que vive o homem, que precisa gritar a sua própria angústia. (L)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas