Gaudium news > “Deus é pura bondade”, afirma o Papa Bento XVI durante a Missa do Galo

“Deus é pura bondade”, afirma o Papa Bento XVI durante a Missa do Galo

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 26-12-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI presidiu na noite do último sábado, 24 de dezembro, na Basílica de São Pedro, a tradicional missa da Noite de Natal, também chamada Missa do Galo. Em sua homilia, o pontífice dissertou entre outros assuntos a respeito da mensagem de paz e de bondade trazida por Deus, que se fez pequeno como uma criança.

2011-12-24T232217Z_1083988297_GM1E7CP0KQH01_RTRMADP_2_POPE.JPG
Papa pediiu para que continuemos rezando com força para “Deus vença neste mundo”

No início de sua homilia, o Santo Padre afirma que à pergunta “Quem é Ele verdadeiramente?” deve-se seguir a resposta “Deus é pura bondade”. Segundo Bento XVI, essa é a verdadeira resposta à pergunta que inquieta o coração do homem no passado ou nos dias atuais, sobretudo para quem não mais consegue “reconhecer Deus na fé”. Continuando sua argumentação, o pontífice assevera que a bondade de Deus é “a consoladora certeza que nos é dada no Natal

“Deus manifestou-Se… como menino. É precisamente assim que Ele Se contrapõe a toda a violência e traz uma mensagem de paz”, afirma o Santo Padre, explicando que neste tempo “em que não cessam de reaparecer bastões do opressor e vestes manchadas de sangue, clamamos ao Senhor: Vós, o Deus forte, manifestastes-Vos como menino e mostrastes-Vos a nós como Aquele que nos ama e por meio de quem o amor há-de triunfar”.

O pontífice constata que “a violência perdura no mundo”, mas pede que continuemos rezando com força para “Deus vença neste mundo”, já que Deus, segundo o Santo Padre, nos fez compreender que unidos com Ele “devemos ser artífices da paz”. Bento XVI pede também para que no Natal, “redescubramos o centro da liturgia mediante a humanidade de Jesus”.

Conforme Bento XVI, a humanidade de Jesus revela o grande mistério da fé. “Neste ser menino, tornou-se-lhe clara a humildade de Deus. Deus tornou-Se pobre. O seu Filho nasceu na pobreza do estábulo. No menino Jesus, Deus fez-Se dependente, necessitado do amor de pessoas humanas, reduzido à condição de pedir o seu, o nosso, amor”, explica, afirmando que é por isso que é preciso viver o Natal de modo humilde e simples.

“Hoje, o Natal tornou-se uma festa dos negócios, cujo fulgor ofuscante esconde o mistério da humildade de Deus, que nos convida à humildade e à simplicidade. Peçamos ao Senhor que nos ajude a alongar o olhar para além das fachadas lampejantes deste tempo a fim de podermos encontrar o menino no estábulo de Belém e, assim, descobrimos a autêntica alegria e a verdadeira luz”, conclui o pontífice.

Como já aconteceu nos últimos anos a cerimônia religiosa foi realizada às 22h, horário local, e não à meia noite, como fazia parte da tradição.

Com informações da Rádio Vaticano.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas