Gaudium news > Justiça do Pará anula julgamento de dois acusados de participação no assassinato da missionária Dorothy Stang

Justiça do Pará anula julgamento de dois acusados de participação no assassinato da missionária Dorothy Stang

Brasília (Quarta, 08-04-2009, Gaudium Press) A Justiça do Pará decidiu, na manhã de ontem (7) anular o resultado do julgamento de dois acusados de participação no assassinato da missionária Dorothy Stang, morta a tiros em Anapu (PA), em fevereiro de 2005. Vitalmiro Bastos de Moura – o Bida -, que tinha sido absolvido, e Rayfran das Neves, anteriormente condenado a 27 anos por ser o autor dos disparos contra a religiosa, serão submetidos a novo julgamento.

A Justiça decretou também a prisão preventiva do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, apontado como o mandante do crime. A decisão foi da 1ª Câmara Criminal Isolada, que acatou recursos solicitados pelo promotor Édson Cardoso. A votação foi unânime entre os três desembargadores que integram a Câmara.

No caso de Bida, a Justiça decidiu pela anulação porque a defesa foi acusada de usar provas ilegais, incluída nos autos sem o conhecimento do juiz e da Promotoria. A prova, que teria ajudado a inocentar o fazendeiro, foi um vídeo exibido durante seu julgamento, em maio do ano passado, em que outro acusado de participar do crime, Amair Feijoli da Cunha, inocenta Vitalmiro Bastos de Moura.

A secretária executiva do Regional Norte 2 (Amapá e Pará) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Orlanda Rodrigues, disse estar alegre em saber que Bida “poderá ser preso a qualquer momento (…) sabemos que a polícia federal já está em seu rastro. A barbárie que ele promoveu em Altamira (PA) não poderia ficar impune. Confiamos na Justiça e, principalmente, na de Deus. Cremos que agora ele deva ser julgado e condenado e é por isso que continuaremos a luta até que se confirme a prisão e, depois, a sua condenação”, afirmou.

A defesa do fazendeiro anunciou que vai recorrer da decisão. “Vamos aguardar a publicação da decisão para começar a trabalhar nos recursos no Supremo Tribunal Federal, em Brasília, inclusive solicitando o habeas-corpus”, informou o advogado de defesa, Eduardo Imbiriba. A Justiça do Pará deve marcar uma nova sessão de julgamento para os acusados.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas