Gaudium news > Reitor maior dos salesianos apresenta oficialmente o “Aguinaldo 2012”

Reitor maior dos salesianos apresenta oficialmente o “Aguinaldo 2012”

Roma (Quarta-feira, 04-01-2012, Gaudium Press) O ano de 2012 marca o início do triênio de preparação para a comemoração do bicentenário de nascimento de São João Bosco, o fundador do que é hoje a Grande Família Salesiana.

Por ocasião do inicio do percurso até 2015 – ano do bicentenário do natalício do santo italiano – o reitor maior dos salesianos, Dom Pascual Chávez de Villanueva, apresentou oficialmente na Casa Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, em Roma, o “Aguinaldo 2012”: o presente da ordem para o novo ano, que declara 2012 como o ano do descobrimento da história de Dom Bosco para a Família Salesiana.

“Estamos convidados a estudar Dom Bosco e, através da aventura de sua vida, a conhecê-lo como educador e pastor, fundador, guia e legislador. Trata-se de uma conhecimento que conduz ao amor, à imitação e à invocação”, disse Dom Pascual em discurso proferido durante a apresentação do presente, no último dia de dezembro.

Continuando, o reitor destacou que a figura de São João Bosco deve ser para a Família Salesiana “o que São Francisco de Assis foi e segue sendo para os Franciscanos ou São Ignácio de Loyola para os Jesuítas, por assim dizer, o fundador, o mestre espiritual, o modelo de educação e evangelização, sobretudo o iniciador de um movimento de ressonância mundial, capaz de propor À atenção da Igreja e da sociedade, com uma formidável força de choque, as necessidades dos jovens, sua condição e futuro”.

Neste sentido, Dom Pascual apelou para que a imagem de Dom Bosco, no percurso que fará este ano, se construa seriamente “a partir de nosso horizonte cultural: desde a complexidade da vida de hoje, desde a globalização, desde a cultura pós-moderna, desde as dificuldades da pastoral, desde a diminuição da diminuição das vocações, desde a o questionamento da vida consagrada”.

Ainda sobre este assunto, o reitor afirmou que a relevância história de São João Bosco deve estar não unicamente em suas obras, mas especialmente em “sua percepção, concreta e afetiva, da importância universal, teológica e social do problema da juventude ‘abandonada’ e em sua grande capacidade de comunicá-la a nutridas colunas de colaboradores, de benfeitores e de admiradores”.

Dom Pascual explicou ainda que, entre os propósitos de dedicar um ano ao conhecimento da vida e da obra de Dom Bosco, está o de manter viva na Família Salesiana a memória do desenvolvimento e da história do ideal de São João Bosco.

O tema a que se dedicará a Família Salesiana durante este ano será “Conhecendo e imitando Dom Bosco, façamos dos jovens a missão de nossa vida”. (BD)

Com informações da Agência Info Salesiana (ANS).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas