Gaudium news > Santo Padre realiza a primeira audiência geral de 2012

Santo Padre realiza a primeira audiência geral de 2012

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 04-01-2012, Gaudium Press) O Natal em seu mistério significa para os cristãos expressar a alegria, a novidade, a luz que este nascimento trouxe a toda nossa existência, para nós sermos também portadores da alegria, da verdadeira novidade, da luz de Deus até os outros”, disse Bento XVI durante a primeira audiência geral de 2012.

2012-01-04T115804Z_1405985369_GM1E8141JOI01_RTRMADP_2_POPE.JPG
Papa falou sobre a alegria; a novidade; e a luz

Mais de 7 mil pessoas estiveram presentes hoje na Sala Paulo XVI para assistirem a uma catequese dedicada ao Natal e a Epifania. Em dois dias, a Igreja Católica celebrará a solenidade da Epifania, que significa o mistério de Deus que se revela na natureza humana de Cristo. “Este é o significado do verbo grego ‘epiphaino’ – fazer-se visível”, explicou o pontífice durante seu discurso.

Iniciando sua catequese, o pontífice afirmou: “Podemos dizer que a festa de Natal torna-se firme no ocultamento de Deus na humildade da condição humana; no Menino de Belém. Na Epifania, não obstante, se evidencia seu aspecto manifestativo, a aparição de Deus através de sta mesma humanidade”.

Na atmosfera do período natalício, o Santo Padre se centrou em três temas que caracterizam esta época: “a alegria; a maravilhosa notícia do intercâmbio entre a natureza divina e a humana; e a luz”. Como salienta o pontífice, a alegria é o tema que poderia ser apresentado como um dos principais do magistério do papa. É o tema que “abre o Evangelho, e também o que o conclui, porque Jesus ressuscitado reprovará os próprios apóstolos por estarem tristes”.

A Novidade e a Luz
Outro aspecto do qual fala o Natal, segundo Bento XVI, é a novidade. Pelo acontecimento misterioso que “neste Menino, necessitado de tudo, aquele que é Deus: a eternidade, poder, santidade, a vida, a alegria, se uniu ao que somo nós: debilidade, o pecado, o sofrimento, a morte”. Por tanto, no Menino Jesus se obra um “maravilhoso intercâmbio” entre a humanidade e a dignidade divina.

O terceiro tema meditado pelo Papa na audiência geral foi a luz. “A liturgia do Natal”, observou o pontífice, “é banhada pela luz. A vinda de Cristo dissipa as trevas do mundo, enche a Noite Santa de um fulgor celeste e difunde sobre o rosto dos homens o esplendor de Deus Pai … a Igreja não é a luz mas recebe a luz de Cristo, a acolhe para ser iluminada e para difundi-la em todo o seu esplendor”.

Sobre este tema, o Papa também destacou que em nossas vidas pessoais também somos chamados a seguir a Igreja e sermos iluminados pela luz de Cristo. “Somos chamados a acolher de novo, em nós mesmo, aquele Menino, que é Cristo, o Senhor, para viver de sua própria vida, para que seus sentimentos, seus pensamentos, suas ações, sejam nossos sentimentos, nossos pensamentos, nossas ações”, disse.

Após a catequese, em sua saudação em diversos idiomas, o Santo Padre convidou os peregrinos de língua espanhola e língua portuguesa a voltarem a “contemplar este Mistério de deus que se faz homem na humildade e pobreza, e que o acolhais em vossos corações, vivendo sua mesma vida e manifestando aos demais a alegria, a novidade e a luz que seu nascimento trouxe a nossa existência e ao mundo inteiro”. (BD)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas