Gaudium news > Cresce acesso ao Site da Radio Vaticana

Cresce acesso ao Site da Radio Vaticana

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 04-01-2012, Gaudium Press) O site brasileiro da Rádio Vaticano teve um aumento significativo de 15% de visitas únicas na página de entrada e cresceu 17% de páginas visualizadas em 2011.

562.998 visitas únicas e 1.352.680 páginas visualizadas demonstram que a vale a pena o site estar no ar. E estes índices apontados pela pesquisa têm seu valor, sobretudo se levarmos em consideração que a utilização deste sistema novo de evangelização ainda não pode ser alcançado por toda a população.

A maior parte dos acessos tem sua origem no Brasil e os maiores índices são das regiões Sul e Sudeste, com números consideráveis também no Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades que registraram, respectivamente, os maiores números de acessos.

No período que a pesquisa abrange, registra-se um crescimento expressivo nos acessos internacionais vindos de países de língua portuguesa: Angola, Moçambique, Portugal, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

De outros países onde não se fala o português, o site teve também um número representativo de cliques efetivados.

Padre Cesar Augusto

Comentando estas estatísticas, o diretor-responsável pelo Programa Brasileiro da Rádio Vaticano, Padre Cesar Augusto dos Santos comentou que “estes dados servem para nós de estímulo e renovação do compromisso de prosseguir nosso trabalho com coragem e determinação, esperando que não só informando mas também formando – e sendo fonte de informação – possamos prestar um serviço importante a todos aqueles que usufruem do nosso trabalho”.

“Evidentemente –prossegue em suas considerações o Padre Cesar Augusto– são dados que nos alegram. Representam (…) um estímulo para o nosso trabalho no dia a dia. Nossa missão primeira – enquanto Rádio do Papa – é fazer com que a sua voz e o seu Ministério Petrino cheguem aos quatro cantos do mundo, aos lugares mais remotos, de modo que a Palavra de Cristo, o anúncio do Evangelho através do Sucessor de Pedro chegue a todos.
Como disse, estes dados servem para nós de estímulo e renovação do compromisso de prosseguir nosso trabalho com coragem e determinação, esperando que não só informando mas também formando – e sendo fonte de informação – possamos prestar um serviço importante a todos aqueles que usufruem do nosso trabalho.”

“A comunicação está no DNA da Igreja”

O crescimento do número de internautas que acessam o site da Radio Vaticana está dentro das expectativas do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais. Recentemente seu presidente Dom Cláudio Maria Celli afirmou que “o cyberespaço deve ser considerado, cada vez mais, uma grande oportunidade para a evangelização”.

Para Dom Claudio Maria Celli, a essência da mensagem permanece a mesma, apesar dos muitos aspectos inovadores. “A comunicação está realmente no DNA da Igreja e ela não pode ignorar qualquer fase ou objetivo da comunicação, muito menos a ‘cultura digital’ causada por novas mídias. A comunidade dos crentes também deve reviver comunicação”, reavivar a comunicação em seu interior e iluminar a cultura digital com a luz do Evangelho, atuando como fenômeno de massa”.

Esses desejos, aliás, inspiraram o recente Congresso da Igreja e da Cultura Digital, promovido pela Rede da Igreja na América Latina. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas