Gaudium news > Vaticano publica indicações pastorais para o Ano da Fé

Vaticano publica indicações pastorais para o Ano da Fé

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 05-01-2012, Gaudium Press) No próximo sábado, 07 de janeiro será publicado pela Congregação para a Doutrina da Fé a “Nota com indicações pastorais para o Ano da Fé”. Apesar da divulgação ser no sábado, a data relacionada nas indicações será a do dia 06 de janeiro, Festa da Epifania do Senhor. Hoje, em um comunicado, a Congregação antecipa o conteúdo desta nota.

view.jpeg

A publicação da “Nota” foi anunciada pelo Papa Bento XVI com a Carta Apostólica Motu Proprio “Porta fidei” em 11 de outubro passado. O Ano da Fé será celebrado de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013, por motivo do 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e 20º aniversário da promulgação do Catecismo da Igreja Católica.

A “Nota” da Congregação para a Doutrina da Fé –organismo que tem entre suas prerrogativas específicas não só “corrigir os erros” mas também “promover la verdade”– foi redigida em colaboração com o Comitê para a preparação do Ano da Fé, composto pelos cardeais William Levada, Francis Arinze, Angelo Bagnasco, Ivan Dias, Francis E. George, Zenon Grocholewski, Marc Ouellet, Mauro Piacenza, Jean-Pierre Ricard, Stanislaw Rylko e Christoph Schönborn; pelos arcebispos Salvatore Fisichella e Luis F. Ladaria; pelos bispos Mario Del Valle Moronta Rodríguez, Gerhard Ludwig Müller e Raffaello Martinelli.

O Ano da Fé, que começa no próximo deia 12 de outubro, “no centro da atenção da Igreja” propõe um “encontro com Jesus Cristo a a beleza da fé n’ele”. Por isso a “Nota” sugere “algumas orientações pastorais” em quatro níveis: a Igreja Universal, as Conferencias episcopais, Dioceses e Paroquias, Comunidades, Associações, Movimentos, com conselhos especiais como formação de catequese eclesial e um amplo uso da linguagem da comunicação e da arte a nível das Conferências Episcopais; simpósios, conferências e jornadas de estudo a nível diocesano; ou a celebração da fé na liturgia, especialmente a Eucaristia, a nível paroquial.

O ponto de referencia para os distintos dicastérios da Santa Sé para coordenar suas iniciativas será instituído no Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, Secretaria para o Ano da Fé.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas