Gaudium news > “Os bispos são chamados a ser estrelas de Deus para os homens”, afirma Bento XVI

“Os bispos são chamados a ser estrelas de Deus para os homens”, afirma Bento XVI

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 06-01-2012, Gaudium Press) Durante a missa da Solenidade da Epifania do Senhor, celebrada hoje na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o Papa Bento XVI conferiu a ordenação episcopal a dois sacerdotes: Padre Charles John Brown, atual núncio apostólico na Irlanda; e Padre Marek Solczyñki, núncio apostólico na Geórgia e na Armênia. Aos novos bispos, o papa destacou que com a Ordenação Episcopal, eles “são chamados a ser estrelas de Deus para os homens, guiando-os pelo caminho que leva à verdadeira Luz: Cristo”.

2012-01-06T135456Z_43398891_GM1E8161P2601_RTRMADP_2_POPE.JPG
Papa Bento XVI cumprimenta o bispo Marek Solczyñki, ordenado hoje

Discursando aos novos bispos, o Santo Padre relacionou a missão dos Reis Magos do Oriente à dos novos prelados. Sobre os Reis, o pontífice afirmou que eram homens à procura da promessa, à procura de Deus. “para eles o que contava era a própria verdade, não a opinião dos homens. Por isso, enfrentaram as privações e o cansaço de um caminho longo e incerto. Foi a sua coragem humilde que lhes permitiu prostrar-se diante de um menino filho de gente pobre e reconhecer Nele o Rei prometido”, declarou.

Segundo o pontífice, nas características que fazem parte dos três reis magos podem-se ver alguns traços essenciais do ministério episcopal. “O bispo também deve ser um homem de coração inquieto, que não se satisfaz com as coisas rotineiras deste mundo, mas segue a inquietação do coração; deve ser um homem de coração vigilante, que percebe a linguagem sutil de Deus e sabe discernir a verdade da aparência; deve ser repleto da coragem da humildade; deve ser capaz de ir à frente indicando o caminho, seguindo Aquele que a todos nos precedeu, a verdadeira estrela da promessa: Jesus Cristo”.

Após traçar um paralelo entre os bispos e os reis magos, o Santo Padre comparou-os aos apóstolos de Jesus. “Deus nos procura e não descansa enquanto não nos encontrar, e esta foi a missão dos Apóstolos: acolher a inquietação de Deus pelo homem e levar o próprio Deus aos homens. E será a missão dos novos bispos: deixar-se tocar pela inquietação de Deus a fim de que o anseio de Deus pelo homem possa ser satisfeito”, afirmou Bento XVI.

O pontífice ainda recordou a todos os presentes as características fundamentais do ministério episcopal, ou seja, “anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, guardar o depósito sagrado da nossa fé, ir à frente e guiar, a misericórdia e a caridade para com os necessitados e os pobres nas quais se reflete o amor misericordioso de Deus para conosco e, finalmente, a oração contínua.(BD)

Com informações da Rádio Vaticano.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas