Gaudium news > Na Epifania Papa lembra que o mundo não é capaz de dar à humanidade uma luz que oriente o caminho.

Na Epifania Papa lembra que o mundo não é capaz de dar à humanidade uma luz que oriente o caminho.

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 06-01-2012, Gaudium Press) No dia da comemoração da Epifania do Senhor, o Santo Padre rezou a oração mariana do Angelus e mostrou aos fiéis o significado verdadeiro desta festividade litúrgica.

“É uma festa muito antiga, que tem suas origens no Oriente cristão; ressalta o mistério da manifestação de Jesus Cristo a todos os povos, representados nos Magos que foram adorar o Rei dos Judeus, recém-nascido, em Belém”.

2012-01-06T130807Z_419878558_GM1E8161MPF01_RTRMADP_2_POPE.JPG
Papa explicou que “todo o período do Natal e da Epifania é marcado pelo tema da luz”

A luz que se acendeu na noite de Natal é uma “nova luz” que na Epifania começa a resplandecer no mundo, tal como sugere a imagem da estrela, um sinal celeste que não só atraiu a atenção dos Magos mas, os guiou rumo à Judeia, em seu caminho Belém.

O Papa explicou que “todo o período do Natal e da Epifania é marcado pelo tema da luz, e ligado também ao fato que, no hemisfério Norte, depois do solstício do inverno, os dias começam a ficar mais longos”.

Mas além de sua posição geográfica, para todos os povos vale a palavra de Cristo: “Jesus é o sol que surgiu no horizonte da humanidade para iluminar a existência de cada um de nós e guiar-nos rumo à terra da liberdade e da paz, onde viveremos sempre em plena comunhão com Deus e entre nós. E o anúncio do mistério da Salvação foi confiado por Cristo à sua Igreja”.

O Sumo Pontífice mostrou que o mundo, apesar de seus recursos, não é capaz de dar à humanidade uma luz que oriente seu caminho. A civilização ocidental parece ter perdido o sentido de orientação, parece navegar à deriva, sem rumo. A Igreja, ao contrário, graças à Palavra de Deus, enxerga através das nuvens. Não possui soluções técnicas, mas fixa seu olhar para a meta, oferecendo a luz do Evangelho a todos os homens de boa vontade, de toda nação e cultura.

Saudações finais
Em suas saudações finais, o Papa cumprimentou os fiéis das Igrejas Orientais que, segundo o calendário Juliano, celebram neste domingo, 7, o Santo Natal.

Bento XVI recordou também que na festa da Epifania é comemorado o também o Dia Missionário das Crianças, promovido pela Pontifícia Obra da Santa Infância.

Reunidas em grupo, crianças de todo o mundo são formadas para uma sensibilidade missionária e ajudam em projetos de solidariedade para seus coetâneos. O Papa agradeceu todos estes meninos, meninas e jovens, convidando-os a estarem sempre prontos a ‘dar a mão’ a quem precisar. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas