Gaudium news > Celebração do próximo consistório terá alterações

Celebração do próximo consistório terá alterações

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 09-01-2012, Gaudium Press) A celebração do próximo consistório, que será realizado entre 18 e 19 de fevereiro deste ano, e nomeará 22 novos cardeais, entre os quais o brasileiro Dom João Braz de Aviz, contará com alguns mudanças. Elas foram aprovadas neste final de semana pelo Papa Bento XVI e implicarão em simplificações e revisões de alguns ritos.

Consistório público Cardeais 2007 [3].jpg
Serão unificados os três momentos da nomeação: a imposição do barrete, a
entrega do anel cardinalício e a assinatura do título da diaconia.

Segundo informações da do jornal vaticano L’Osservatore Romano, na oração da coleta e na oração final, por exemplo, serão retomados os versos do rito de 1969, que são, segundo o jornal, mais ricos em conteúdo e provenientes da tradição de ofícios. “As duas preces falam explicitamente dos poderes que o Senhor confiou à Igreja, de modo especial o de Pedro: o Pontífice reza de modo direto por si mesmo, para bem realizar o seu ofício”, diz a publicação.

Outra mudança acontecerá na Proclamação da Palavra de Deus. Ela será encurtada. Além disso, serão unificados os três momentos da nomeação: a imposição do barrete, a entrega do anel cardinalício e a assinatura do título da diaconia. O jornal vaticano informou que com as modificações aprovadas pelo Santo Padre, a distinção entre o consistório público e o secreto não mais será observada e que por isso o Vaticano acho mais coerente ” incluir os três momentos significativos da criação dos novos cardeais no mesmo rito”.

Por fim, o jornal L’Osservatore Romano informa que, apesar de todas as modificações a celebração do Papa com os novos cardeais na missa do dia seguinte será mantida.

Com informações da Rádio Vaticano.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas