Gaudium news > O Papa lembra: instituição da Eucaristia é o núcleo da Última Ceia

O Papa lembra: instituição da Eucaristia é o núcleo da Última Ceia

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 11-01-2012, Gaudium Press) Ao saudar os peregrinos de língua portuguesa, durante a audiência geral desta quarta-feira, o Papa Bento XVI desejou a eles “uma digna participação na Sagrada Eucaristia”.

Em suas palavras o Santo Padre continuou suas reflexões sobre a oração de Nosso Senhor Jesus Cristo na Última Ceia afirmando que “no núcleo desta Ceia, temos a instituição da Sagrada Eucaristia feita com palavras de ação de graças, louvor e bênção a Deus sobre o pão e o vinho e com gestos de partilha e entrega dos mesmos aos seus discípulos”.

O Pontífice lembra que Nosso Senhor oferece-se e comunica a Si próprio. E pergunta: “Mas como pode dar-Se a Si mesmo, naquele momento? Ele sabe que a vida está para lhe ser tirada através do suplício da cruz; e, antecipando-Se, oferece a vida e, deste modo, transforma a sua morte violenta num ato livre de doação de Si próprio aos outros e pelos outros”, afirma.

Em seguida o Papa acrescentou que “a violência sofrida transforma-se num sacrifício ativo, livre e redentor. Por nossa vez, ao participar da Sagrada Eucaristia, vivemos de forma sublime a oração que Nosso Senhor Jesus Cristo fez, e continua a fazer, por todos e cada um de nós para que o mal não triunfe na nossa vida, mas seja vencido em nós graças à força transformadora da morte e ressurreição de Cristo.”

E o Santo Padre finalizou desejando aos peregrinos “que o ponto mais alto da vossa oração seja uma digna participação na Sagrada Eucaristia para poderdes, também vós, transformar as cruzes da vossa vida em sacrifício livre de amor a Deus e aos irmãos.” (EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas