Gaudium news > Papa envia mensagem para abertura do Ano Jubilar Mariano de Cuba

Papa envia mensagem para abertura do Ano Jubilar Mariano de Cuba

El Cobre (Quinta-feira, 12-01-2012, Gaudium Press) Para o Papa Bento XVI, o Ano Jubilar Mariano e Cuba deve se tornar um “tempo de graça, um fermento capaz de renovar o dinamismo evangelizador” que “permita a todos enfrentar as vicissitudes cotidianas com força e amor”.

O Santo Padre expressou esses votos em sua mensagem enviada ao episcopado de Cuba e lida durante a concelebração eucarística presidida no último sábado, na Santuário Nacional de El Cobre, para a abertura do Ano Jubilar Mariano.

O episcopado cubano reuniu-se no nesse Santuário dedicado a Nossa Senhora da Caridade do Cobre, “para pedir a intercessão e a proteção da Mãe de Deus num ano muito especial” para Igreja em Cuba.

Com efeito: de 26 a 28 de março Bento XVI visitará os católicos dessa Ilha e até 5 de janeiro de 2013 deverá haver a realização de um intenso itinerário de fé a propósito do Ano Jubilar Mariano.

Na mensagem mesma, o Papa recordou seu desejo e esperança de visitar proximamente a “nobre terra” cubana.

Retornar as raízes da Fé
O Presidente da Conferência Episcopal, Dom Dionisio Guillermo García Ibáñez, destacou na sua homilia realizada na missa de abertura do Ano Jubilar que “não é suficiente participar de uma festa ou de uma peregrinação a El Cobre”, mas é necessário que o espírito do ano jubilar seja vivido pelos fiéis e por todos os homens e as mulheres de boa vontade na concretude evangélica, no coerente testemunho de fé e num cotidiano marcado pela caridade e pelo acolhimento do outro.

No Ano Jubilar, “Todos devem estar envolvidos, onde quer que estejam e em qualquer circunstância se encontrem”: “é preciso retornar às raízes da fé”.

Este Ano Jubilar engloba também as celebrações dos 400 anos do descobrimento da imagem de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, Padroeira da Ilha. (JSG)

Com informações da Rádio Vaticano.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas