Gaudium news > Dom Cláudio Maria Celli preside missa de 30º dia de falecimento do Cardeal Foley

Dom Cláudio Maria Celli preside missa de 30º dia de falecimento do Cardeal Foley

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 13-01-2012, Gaudium Press) Nesta semana foi celebrado o trigésimo dia de falecimento do Cardeal John Patrick Foley, ex-presidente emérito do Organismo Vaticano das Comunicações.

A missa, presidida por Dom Cláudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, foi celebrada na igreja Santa Maria in Traspontina, Roma.

Na ocasião Dom Celli recordou seu último encontro com o Cardeal Foley dizendo que aquele encontro “foi a síntese dos mais de vinte anos de permanência do cardeal à frente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais”.

Em 1980 o Cardeal Foley foi assessor de imprensa para a língua inglesa durante o Sínodo dos Bispos e provavelmente esta função que lhe abriu “o longo caminho de seu compromisso mais direto na comunicação vaticana” pondera Dom Celli.

Durante aquele período pós-conciliar “a Igreja no mundo inteiro tomava cada vez mais consciência da importância e da incidência da mídia na sociedade e na vida da comunidade eclesial”

Dom Celli comenta admirado que o purpurado estadunidense “tinha o tom de quem, numa relação de debate, não via inimigos ou adversários, mas homens aos quais deixar transparecer – através de um acolhimento sempre cordial – a benevolência do Senhor”

Cumpridor de seus serviços, “o Cardeal Foley conseguiu conservar intactos e frutificar todos os seus dotes de educador, de estudioso e de agente empenhado no campo dos meios de comunicação, primeiro diocesanos, depois internacionais”.

Ainda comentando o Cardeal Foley, Dom Celli afirmou: “via-se o homem de fé, o evangelizador e o comunicador. Nele era possível não somente perceber, mas ver o rosto de uma Igreja capaz de falar ao mundo com cordialidade e de dialogar com o mundo com a máxima abertura, sem jamais colocar de lado a verdade ou as próprias razões” (EPC)

Com informações da Rádio Vaticana

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas