Gaudium news > Santo Padre recebe em audiência privada o Primeiro Ministro italiano, Mario Monti

Santo Padre recebe em audiência privada o Primeiro Ministro italiano, Mario Monti

2012-01-15T132224Z_362773260_GM1E81E1P2Z01_RTRMADP_2_POPE.JPG
Entre os temas debatidos no encontro esteve a situação social na Itália

Cidade do Vaticano (Sábado, 14-01-2012, Gaudium Press) O Prof. Mario Monti, depois de quase dois meses na presidência do Conselho de Ministros da República italiana, pela primeira vez, foi recebido no Vaticano pelo Santo Padre e o Secretário de Estado do Vaticano. Entre os temas discutidos com Bento XVI, estão a situação social na Itália e o atual momento internacional.

O novo primeiro ministro italiano Monti, como um típico nativo da Região da Lombardia, preza a pontualidade. Ele chegou para o encontro marcado às 11h, um pouco antes e teve que esperar o chamado para entrar na biblioteca papal na segunda Loggia do Palácio Apostólico, local reservado para serem recebidos pelo pontífice todos os Chefes de Estado.

O professor Monti veio com sua esposa Elsa e estava com uma comitiva de nove pessoas, entre as quais dois ministros, Giulomaria Terzi di Sant’Agata, das Relações Exteriores e Enzo Moavero Milanesi, para as Relações Européias. Um fato não comum para os primeiros ministros italianos.

O comunicado da Sala de Imprensa Vaticana informou que “durante os colóquios cordiais foram discutidos temas que dizem respeito à situação social italiana”, assim como alguns “aspectos do atual quadro internacional, da Europa à situação na área mediterrânea meridional”, incluindo a questão da “tutela das minorias religiosas sobretudo cristãs, em algumas áreas do mundo”.

O novo premiê italiano e o pontífice “confirmaram a vontade de prosseguir a construtiva colaboração a nível bilateral e no contexto da comunidade internacional”, conclui o comunicado.

Este não foi o primeiro encontro de Mario Monti como presidente do Conselho dos Ministros da República Italiana com Bento XVI. Antes da viagem ao Benin, no dia 18 de novembro passado, o Santo Padre encontrou brevemente o primeiro ministro, no aeroporto de Roma, dois dias apenas depois da formação do novo governo.

Dessa vez a conversa com o Papa foi a portas fechadas, com duração de 25 minutos.

O encontro com o Cardeal Bertone foi mais longo, cerca de 45 minutos na presença de dois outros ministros. O primeiro ministro deverá encontrar novamente o Secretário de Estado vaticano no próximo mês, no tradicional encontro por ocasião da assinatura dos Pactos Lateranenses, por volta do dia 11 de fevereiro.

Mario Monti é o terceiro primeiro ministro italiano que Bento XVI encontra oficialmente no Vaticano. Em 2006 havia recebido Romano Prodi e em 2008 Silvio Berlusconi.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas