Gaudium news > Arquidiocese do Rio celebra o domingo da Páscoa com missa solene e almoço para população de rua

Arquidiocese do Rio celebra o domingo da Páscoa com missa solene e almoço para população de rua

Rio de Janeiro (Segunda, 13-04-2009, Gaudium Press) A celebração do Domingo de Páscoa na Arquidiocese do Rio de Janeiro começou às 8h, com a missa presidida pelo arcebispo emérito Dom Eusébio Oscar Scheid no programa “A Santa Missa”, transmitido pela TV Brasil. Durante a homilia, o administrador apostólico citou o famoso poema de Carlos Drummond de Andrade, “No Meio do Caminho”, ao referir-se à pedra que os soldados romanos colocaram para obstruir a passagem do Santo Sepulcro. “Há muitas pedras que nos impedem de chegar até Jesus”, alertou. “Essa pedra pode ser o marido, a mulher ou, quem sabe, até mesmo a televisão”.

Dos estúdios da TV Brasil, Dom Eusébio seguiu para a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, onde celebrou a sua última missa como administrador apostólico. Durante a missa solene da Ressurreição do Senhor, agradeceu à arquidiocese pela acolhida nos últimos oito anos de pastoreio. “Conheci muita gente boa aqui. O carioca é um povo muito parecido com o catarinense. Ambos são alegres e espontâneos”, afirmou, demonstrando especial apreço aos “620 padres, 131 seminaristas e 106 diáconos” que compõem o clero do Rio de Janeiro. “Agradeço a todos vocês que me animaram, com alegria e ardor, a ser arcebispo do Rio de Janeiro”, agradeceu.

Ao término da celebração, Dom Eusébio lembrou que, no próximo dia 19, participa da cerimônia de troca de báculo com o arcebispo eleito, Dom Orani João Tempesta. O báculo é o cajado usado pelos pastores para conduzirem o rebanho.

No sentido religioso, báculo simboliza o papel de pastores do rebanho divino e apenas prelados com caráter episcopal, como arcebispos e cardeais, podem usá-lo. “No dia seguinte à posse de Dom Orani, já estarei a caminho de São José dos Campos, onde cheguei a bispo da diocese. Lá, vou me dedicar mais a escrever meus artigos e a refletir sobre a vida eterna”, disse, bem-humorado. Logo após à celebração, a arquidiocese do Rio de Janeiro ofereceu um almoço para a população de rua.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas