Gaudium news > “Missão da Igreja na América Latina é fundamental”, diz Guzmán Carriquiry

“Missão da Igreja na América Latina é fundamental”, diz Guzmán Carriquiry

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 24-01-2012, Gaudium Press) Com o objetivo de fortalecer ainda mais a missão da Igreja na América Latina, o Papa Bento XVI visitará México e Cuba entre 23 e 28 de março próximo. Para comentar a respeito da importância desta viagem a estes dois países, a Santa Sé, através do Centro Televisivo Vaticano (CTV), entrevistou o secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), Guzmán Carriquiry. Entre outras coisas, o secretário disse que “a missão da Igreja na América Latina é fundamental para regenerar, reforçar entre os latino-americanos a filiação e a fraternidade na vida dos nossos povos.

Dr. Guzma?n Carriquiry.png
Segundo Carriquiry, na viagem ao México, Papa será o portador da mensagem de paz

Inicialmente, falando sobre a passagem de Bento XVI no México, o secretário afirmou ser muito simbólico e significativo a missa que será presidida pelo Santo Padre no dia 24 de março, no Parque Bicentenário, na cidade de Silao. Isto porque será a primeira cerimônia religiosa com participação do Santo Padre em uma país latino-americano após a celebração eucarística presidida por ele no dia 12 dezembro, no Vaticano, na Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, em comemoração ao bicentenário de independência de alguns países da América Latina.

Para Carriquiry, a missa do dia 24, que culminará em um encontro do Papa com todos os bispos latino-americanos, oferecerá ao Papa “a preciosa ocasião para se dirigir explicitamente a todos os povos da América Latina, a toda a Igreja da América Latina”. Uma América Latina, que segundo ele, apesar de emergente deve enfrentar graves desafios nos próximos anos, tais como “a defesa de uma cultura da vida, a defesa e a promoção da verdade e da beleza do matrimônio e da família, a superação do déficit educativo e a luta por uma maior igualdade social”.

Ainda sobre o México, o secretário afirmou que em sua visita o pontífice será portador de uma mensagem de paz e de reconciliação, de justiça e de esperança num país marcado por pela violência, pobreza e fortes polarizações políticas e ideológicas. “Creio que o Papa levará em consideração que o México é uma encruzilhada estratégica que olha para o Norte – Estados Unidos e Canadá – através de fluxos comerciais e migratórios, e o Sul – a América Central e do Sul – povos com os quais compartilha um substrato histórico, cultural e religioso”, complementou, destacando que o que acontecerá no México futuramente “terá uma repercussão fundamental em todo o continente americano”.

Em relação à viagem do Papa à Cuba, Carriquiry salientou o caráter comemorativo da visita, já que ela acontecerá em pleno ano jubilar mariano, quando a Igreja do país festeja os 400 anos do descobrimento da Virgem de Cobre. Para Carriquiry, a presença de Nossa Senhora é muito importante em todos os lugares onde a presença institucional da Igreja é fraca ou ausente. “A nova evangelização na América Latina ou será mariana ou não existirá: sem Maria, o Cristianismo se torna abstração, um discurso ideológico frio; ela é a companheira materna que nos ajuda a tornarmo-nos filhos e irmãos, para além das inimizades e as divisões existentes nas nossas nações”, concluiu.(BD)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas