Gaudium news > "O homem contemporâneo é bombardeado por respostas a questões que nunca se pôs", observa o Papa

"O homem contemporâneo é bombardeado por respostas a questões que nunca se pôs", observa o Papa

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 24-01-2012, Gaudium Press) “Educar-se à comunicação quer dizer aprender a escutar, a contemplar, além de falar”, e “os agentes da evangelização” na Igreja são chamados a trabalharem no silêncio e na palavra para dar “um renovado anúncio de Cristo no mundo contemporâneo”, observa Bento XVI na Mensagem para o 46° Dia Mundial das Comunicações Sociais, dedicado ao tema “Silêncio e Palavra: caminho de evangelização”.

Depois dos temas sobre a comunicação na rede, a rede e a educação, novas tecnologias e novas relações, a missão do sacerdote na rede, verdade, anúncio e autenticidade na rede, este ano o Santo Padre convida a refletir sobre o tema pastoral da relação entre silêncio e palavra na comunicação.

São os “dois momentos da comunicação – observa o Papa – que se devem equilibrar, alternar e integrar entre si para se obter um diálogo autêntico e uma proximidade profunda entre as pessoas. Quando palavra e silêncio se excluem mutuamente, a comunicação deteriora-se, porque provoca um certo atordoamente ou, no caso contrário, cria um clima de indiferença; quando, porém se integram reciprocamente, a comunicação ganha valor e significado”.

A Mensagem salienta a importância do silêncio na comunicação entre as pessoas e também no próprio desenvolvimento da pessoa. “No silêncio- observa o texto – nos escutamos e nos conhecemos melhor a nós mesmos, nasce e se aprofunda o pensamento, compreendemos com maior clareza o que queremos dizer ou aquilo que ouvimos do outro, escolhemos como nos expressar”. É também no silêncio que as emoções como a alegria, as preocupações e o sofrimento encontram uma forma mais “intensa”.

A necessidade do silêncio se torna ainda mais significativa na nossa época de intensa comunicação na rede, onde “o homem de hoje vê-se, frequentemente, bombardeado por respostas a questões que nunca se pôs e a necessidades que não sente”. O ser humano está sempre buscando a verdade. Por isso, “o homem não pode se contentar com uma simples e tolerante troca de céticas opiniões e experiências de vida”.

O silêncio também tem um significado evangelizador na rede, onde o homem contemporâneo pode descobrir o valor da fé. “Educar-se à comunicação – conclui o documento – quer dizer aprender a escutar, a contemplar, além de falar; e isto é particularmente importante paras os agentes da evangelização: silêncio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Cristo no mundo contemporâneo”.

O próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais será celebrado no domingo, dia 20 de maio de 2012. A Mensagem do Santo Padre é apresentada no dia 24 de janeiro, no dia de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas