Gaudium news > “A preocupação de evangelizar não deve permanecer à margem da vida eclesial e da vida pessoal do cristão”, afirmou o Papa

“A preocupação de evangelizar não deve permanecer à margem da vida eclesial e da vida pessoal do cristão”, afirmou o Papa

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 26-01-2012, Gaudium Press) A necessidade e a urgência da evangelização “ad gentes” não é uma “contribuição voluntária”, mas o dever “único” e “insubstituível” que “deve envolver toda a atividade da Igreja particular” em “todos os setores” para dar “uma renovada adesão de fé pessoal e comunitária no Evangelho de Jesus Cristo”. Estes são os desejos do Papa Bento XVI na Mensagem para a próxima Jornada Missionária Mundial que ocorrerá no dia 21 de outubro. O tema é um convite aos fiéis: “Chamados a fazer resplandecer a Palavra da Verdade” da Carta Apostólica “Porta fidei”. A mensagem datada de 6 janeiro de 2012, Solenidade da Epifania, foi publicada ontem em italiano pela Sala de imprensa do Vaticano.

Em outubro próximo, a Igreja Católica viverá dois momentos particularmente significativos para sua própria atividade pastoral e missionária: a abertura do ano da Fé em 11 de outubro, no 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, e o Sínodo sobre a Nova Evangelização, que se celebrará no Vaticano, de 7 a 28 de outubro, sobre o tema: “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”. Ontem foi publicada a Mensagem para a Jornada Missionária Mundial, que estará presente nestes dois eventos.

view.jpg
Bento XVI afirmou que a crise da fé é um dos obstáculos ao impulso pela evangelização

“Assim como São Paulo, devemos estar atentos aos mais distantes, aqueles que não conhecem a Cristo e não experimentaram a paternidade de Deus”, reafirma na mensagem o Santo Padre, oferecendo orientações práticas. Em primeiro lugar, a Igreja Católica deve ser “consciente” e “constante” em sua missão de proclamar a Palavra de Deus. Ela é chamada a “ler a história com o fim de ver os problemas, aspirações e esperanças da humanidade” para entender que “Cristo deve curar, purificar e substituir com sua presença”.

O Santo Padre também voltou ao problema da “crise de fé”, recordando na mensagem que é “um dos obstáculos ao impulso pela evangelização”, A Igreja está chamada a dar “o pão da vida e a água viva” da alegria do encontro com Jesus em resposta a “fome e a sede de Deus” no mundo. A fé é “um dom e um mistério” para receber, compartilhar e levar a todos.

“É preciso renovar o entusiasmo de comunicar a fé para promover uma nova evangelização das comunidades e os países da antiga tradição cristã, que estão perdendo a referência a Deus, a fim de redescobrir a alegria de crer”. Devido a que a “preocupação pela evangelização não deve permanecer à margem da atividade eclesial e da vida pessoal do cristão, senão que o caracterizam com força, no sentido de ser destinatário e ao mesmo tempo, missionários do Evangelho”.

A maneira mais explícita de dar testemunho da fé é sobretudo a caridade, sublinha Bento XVI, agradecendo pela Obras Missionárias Pontifícias, desenvolvidas em seu nome. A ação da evangelização deve de fato traduzir-se em “ajuda ao próximo, a justiça até os mais pobres, oportunidades de educação nas aldeias mais distantes, assistência médica em lugares remotos, a emancipação da pobreza, a reabilitação daqueles que são marginalizados, apoio ao desenvolvimento dos povos, a superação das divisões étnicas, o respeito da vida em todas as suas fases”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas