Gaudium news > Bento XVI recebe superiores e seminaristas dos Pontifícios seminários regionais

Bento XVI recebe superiores e seminaristas dos Pontifícios seminários regionais

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 26-01-2012, Gaudium Press) Por ocasião do centenário da fundação dos Pontifícios seminários regionais da Campania, Calábria e Umbria, o Santo Padre recebeu em audiência privada os superiores e os seminaristas, aos quais pediu que dessem atenção à dimensão humana na formação dos candidatos ao sacerdócio para dar à humanidade o testemunho de “autênticos homens de Deus”.

1_0_557989.JPG.png
Papa também fez referência à difícil situação social e financeira na Itália

A história do nascimento dos Pontifícios seminários regionais na Itália remonta ao pontificado de São Pio X e teve continuação no papado de Papa Leão XIII em resposta à necessidade de uma formação dos sacerdotes. Os “Seminários regionais – salientou o Papa – fornecem uma incisiva e concreta contribuição ao caminho de comunhão das dioceses, favorecendo o conhecimento, a capacidade de colaboração e o enriquecimento de experiências eclesiais entre os futuros presbíteros, entre os formadores e entre os próprios Pastores das Igrejas particulares. A dimensão regional se coloca também como válida mediação entre as linhas da Igreja universal e as exigências das realidades locais, evitando o risco do particularismo”.

Bento XVI fazendo referência à difícil situação social e financeira na Itália, salientou a exigência de uma “unidade de vida” que significa “uma sólida preparação filosófico-teológica” , “ter sempre uma ligação intensa com a vida de oração” e de possuir uma “dimensão humana” na formação dos candidatos ao sacerdócio para que se tornem “autênticos homens de Deus”.

No discurso o Santo Padre recordou a audiência do Beato Papa João XXIII pelo 50° aniversário de fundação no qual pedia para “formar a mente” e “santificar a vontade”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas