Gaudium news > Vaticano publica calendário das celebrações presididas pelo Papa nos próximos três meses

Vaticano publica calendário das celebrações presididas pelo Papa nos próximos três meses

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 27-01-2012, Gaudium Press) Foi publicado nesta quinta-feira, 26, o boletim com o calendário das celebrações presididas pelo Santo Padre Bento XVI nos próximos três meses. Além das celebrações em São Pedro, há uma viagem apostólica no México e em Cuba de 23 a 29 de março. Na agenda do pontífice há também uma outra celebração particular, as Vésperas por ocasião do milésimo aniversário da fundação da Congregação Camaldolense da Ordem de São Bento, da qual participará também o arcebispo anglicano de Canterbury, Rowan Williams.

Papa e arcebispo de Canterbury.JPG
Papa e o arcebispo de Canterbury em encontro no Vaticano

Entre os momentos mais esperados dos próximos meses estão certamente dois eventos: o consistório ordinário público para a criação de novos cardeais com o novo rito mais simplificado e unificado de 18 de fevereiro e a viagem apostólica ao México e a Cuba, de 23 a 29 de março, que abre a temporada das viagens internacionais e nacionais de Bento XVI em 2012. O consistório acontecerá na Basílica vaticana. No dia 18 de fevereiro o pontífice criará os novos cardeais e também acontecerá o voto sobre algumas causas de canonização. No dia seguinte, com os novos purpurados, o Santo Padre celebrará na mesma Basílica a Santa Missa.

Haverá também outros eventos particulares locais em Roma: Santa Missa na paróquia romana de São João Batista de La Salle al Torrino no segundo domingo de Quaresma, no dia 4 de março; as Vésperas na Basílica de São Gregório ao Célio para o milênio da comunidade monástica de Camaldoli, no dia 10 de março, que contará com a presença do Arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, pois de sua Basílica de São Gregório ao Célio partiu no século V, Agostinho de Canterbury, primeiro evangelizador dos ingleses e celtas e primeiro arcebispo de Canterbury. Os outros detalhes sobre a visita do arcebispo Williams a Roma ainda estão em andamento.

Outras celebrações com o Papa no Vaticano nos próximos meses serão: quinta-feira 2 de fevereiro as Vésperas da Festa da Apresentação do Senhor na Basílica vaticana e em Roma o dia também celebrado tradicionalmente como Dia da Vida Consagrada; quarta-feira 22 de fevereiro o início da Quaresma com a Missa das Cinzas na Basílica de Santo Anselmo. De domingo 26 de fevereiro a sábado 3 de março, Bento XVI se retirará com os chefes dos dicastérios por uma semana para os exercícios espirituais. Em abril o Santo Padre presidirá todas as celebrações da Semana Santa.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas