Gaudium news > Vaticano publica programa oficial da viagem do Santo Padre a México e Cuba

Vaticano publica programa oficial da viagem do Santo Padre a México e Cuba

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 31-01-2012, Gaudium Press) Hoje de manhã, junto ao material logístico para o voo papal, foi publicado também, em um boletim da Sala de Imprensa vaticana, o programa da viagem apostólica de Bento XVI ao México e a Cuba, que acontecerá de sexta-feira, 23 de março a quarta-feira, 29 de março. Até agora é a primeira e única viagem do Papa em 2012 confirmada pelo Vaticano. Por motivos de saúde, no México, o Santo Padre irá somente ao território do Estado de Guanajuato.

Avião_ Papa em Chipre.JPG
Viagem do Papa ao México e a Cuba é a única até agora confirmada pelo Vaticano para 2012

O programa da etapa mexicana da viagem prevê a chegada na sexta-feira, 23, às 16h30, hora local, no Aeroporto Internacional de Guanajuato, em Silao. Na cerimônia de boas vindas o pontífice fará um discurso. Neste dia não estão previstas outras cerimônias ou encontros. Bento XVI ficará no México dois dias e meio.

No sábado de manhã, 24, o pontífice celebrará a Missa em privado na Capela do Colégio Miraflores. À tarde, às 18h, na Casa del Conde Rul de Guanajuato, acontecerá a visita de cortesia do Papa ao presidente federal Felipe de Jesús Calderón Hinojosa. Logo depois, haverá um breve encontro com as crianças reunidas na Plaza de la Paz de Guanajuato.

No domingo, 25, às 10h, o Santo Padre presidirá a Santa Missa no Parque do Bicentenario de León, durante a qual fará a homilia e a concluirá com a recitação da oração do Ângelus. No período da tarde, às 18h, junto aos bispos do México e da América Latina, celebrará as Vésperas na Catedral da Mãe Santíssima da Luz de León.

Na segunda-feira, 26, às 9h, Bento XVI se despede do México e segue com destino a Cuba, a segunda etapa da sua viagem. O boeing com o Santo Padre a bordo aterrisará no Aeroporto Internacional Antonio Maceo de Santiago de Cuba. Logo depois acontecerá a cerimônia de boas vindas. No mesmo dia, às 17h30, o Papa irá na Praça Antonio Maceo de Santiago de Cuba para presidir a Santa Missa pelo 400° aniversário da descoberta da imagem de Nossa Senhora da Caridade do Cobre.

Na terça-feira, 27, de manhã, às 9h30, o pontífice visitará o Santuário dedicado à Virgem da Caridade do Cobre, de Santiago de Cuba. Logo depois parte para a capital, Havana. Bento XVI começará a visita na capital com um encontro de cortesia ao presidente do Conselho de Estado e do Conselho dos Ministros da República, Raúl Castro Ruz, no Palácio da Revolução de Havana. O segundo dia da visita a Cuba se concluirá com o encontro e jantar com os bispos cubanos e a comitiva papal na Nunciatura de Havana que hospedará o pontífice.

A primeira viagem de Bento XVI em 2012, e a segunda ao continente latino-americano, se concluirá com uma Santa Missa em Havana, com homilia do Santo Padre. Bento XVI partirá para Roma à tarde, às 16h30 do Aeroporto Internacional José Martí, de Havana. Na cerimônia de despedida pronunciará seu último discurso da viagem. A chegada no Aeroporto de Roma -Ciampino está prevista para às 10h15, hora local, depois de mais de 10 horas de voo.

Todo o percurso da viagem ao México e a Cuba será feito pela Alitalia. A chegada, a partida, assim como os deslocamentos serão realizados com o boeing B777. O pontífice fará 22.375 km de voo no total, em 29 horas e 15 minutos.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas