Gaudium news > Padre eleito cardeal para o próximo consistório se tornará bispo em fevereiro

Padre eleito cardeal para o próximo consistório se tornará bispo em fevereiro

Roma (Quarta-feira, 01-02-2012, Gaudium Press) No próximo dia 8 de fevereiro na Concatedral de São João em La Valletta, em Malta, o padre agostiniano maltês Prosper Grech receberá das mãos de Dom Giuseppe Versaldi, novo presidente da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé (também nomeado cardeal), a ordenação episcopal. Os outros bispos consagrantes serão dois bispos malteses: Dom Paul Cremona OP, arcebispo de Malta e Dom Mario Grech, bispo de Gozo.

grech.jpg
Padre Grech é sacerdote desde 1950

Padre Grech foi nomeado por Bento XVI no último dia 6 de janeiro para receber a púrpura cardinalícia no próximo Consistório, que acontecerá no Vaticano no dia 18 de fevereiro. A nomeação do ilustre estudioso biblicista é um agradecimento por parte do Santo Padre pela sua preciosa contribuição acadêmica, foi o que comunicou a Cúria Generalícia Agostiniana.

“O cardinalato é ordinariamente ligado ao episcopado. O Colégio Cardinalício deveria ser o Senado da Igreja e todo cardeal deveria ter a plenitude do sacerdócio, a menos que um candidato, por motivos de saúde, queira renunciar. Eu não encontrei nenhuma razão para renunciar”, disse Padre Grech, que será o primeiro cardeal agostiniano desde 1901 e o segundo cardeal maltês da história.

O estudioso soube da nomeação através de um chamado pessoal do Cardeal Tarcisio Bertone, que pela sua função de Secretário de Estado vaticano, é encarregado de informar sobre as nomeações significativas para a Cúria Romana e para a Igreja católica. “Três dias antes”, conta Padre Grech, “do anúncio recebi o telefonema do Cardeal Secretário de Estado que me deu a notícia. Pegou-me de surpresa porque eu não esperava por isso: não creio de ter feito nada de especial…mas penso que o Santo Padre, com o qual colaborei por cerca de 20 anos na Congregação para a Doutrina da Fé, tenha querido em um certo modo também, dar um sinal de gratidão por este serviço. Creio que eu tenha ainda um pouco de forças e portanto, poderei prestar um pouco de serviço ainda para a Igreja”.

Padre Grech nasceu em 24 de dezembro de 1925 em Vittoriosa, em Malta. Frei agostiniano desde 1944 e sacerdote desde 1950, é um dos mais ilustres estudiosos da Bíblia, particularmente do Novo Testamento e da Teologia do Novo Testamento. Em 1970, junto ao Padre Agostino Trapé, padre Grech fundou em Roma o Instituto Patrístico Augustinianum.

Por longos 20 anos Padre Grech foi um colaborador próximo do Cardeal Joseph Ratzinger, na época Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, hoje Papa Bento XVI, sendo consultor na mesma Congregação. Também como pontífice Ratzinger pediu conselho ao biblicista maltês, sobre o livro “Jesus de Nazaré”. Padre Grech é um dos quatro prelados com idade em torno aos 80 anos, eleitos por Bento XVI para o seu quarto consistório ordinário, em agradecimento pelo “seu empenho a serviço da Igreja”. (AA)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas