Gaudium news > Festa da Apresentação do Senhor e Dia Mundial da Vida Consagrada

Festa da Apresentação do Senhor e Dia Mundial da Vida Consagrada

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 02-02-2012, Gaudium Press) A Igreja comemora hoje duas festas importantes, a primeira é a Apresentação do Menino Jesus no Templo e a segunda, que foi instituída pelo Beato João Paulo II em 1996, por inspiração desta celebração, é o Dia Mundial da Vida Consagrada.

Em entrevista à Rádio Vaticano, o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Dom João Braz de Aviz, comentou que a imagem a Igreja usa no ofício das leituras de hoje. Ela fala de uma grande luz, que Maria leva ao templo: Jesus. Ele é a Luz e é o templo, Ele ilumina o templo. Entretanto obedencendo a lei mosaica, “Ele como primogênito é consagrado ao Senhor e aí está a ligação com a festa da apresentação do Senhor com o dia da consagração iniciado por João Paulo II”.

“Uma tradição que, se Deus quiser, continuará na Igreja muito fortemente” – reforça o bispo.

Sobre os consagrados, Dom João explicou que “são aqueles que tendo entendido um olhar especial do Senhor, um olhar de amor que os chamou a viver valores que são do momento presente de nossa história humana, mas também valores do futuro, como é o caso por exemplo da consagração na virgindade, se dão ao Senhor, dizem sim a este chamado. Sabem que às vezes é por estradas de portas estreitas, de lugares difíceis, mas eles sentem esse chamado como um apelo forte de amor. E como descobriram que Deus os ama intensamente na Igreja, ao lado de todas as outras vocações, eles, consagrados ao Senhor, procuram ser sinal dessa luz que o Senhor é para todos os povos”.

Sobre o dia dos consagrados o prelado afirmou que “é muito significativo, sobretudo nesse momento em que nós gostaríamos de ver todas as ordens religiosas, as congregações, os institutos seculares, as ordens das virgens, todos afinal pudessem voltar a dizer a luz que tem do seu fundador a este mundo atual para dizer Deus é amor”

O Dia Mundial da Vida Consagrada foi estabelecido em 1997, após a Exortação Apostólica pós-sinodal “Vita consecrata”, assinada pelo Beato João Paulo II em 25 de março de 1996. O documento fala sobre a vida consagrada e sua missão na Igreja e no mundo.

“Ao longo dos séculos nunca faltaram homens e mulheres que, dóceis ao chamado do Pai e à moção do Espírito, elegeram este caminho de especial seguimento de Cristo, para dedicar-se a Ele com coração ‘indiviso’ (1 Co 7, 34)”, afirma João Paulo II na introdução do documento. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas