Gaudium news > No próximo Consistório, cardeais votarão oito causas de canonização

No próximo Consistório, cardeais votarão oito causas de canonização

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 10-02-2012, Gaudium Press) No próximo dia 19 de fevereiro, ao término do Consistório Ordinário Público no qual o Papa Bento XVI criará 22 novos cardeais nomeados, entre os quais o brasileiro João Braz de Aviz, serão votadas pelos cardeais oito causas de canonização.

Os religiosos que poderão futuramente se tornarem santos são: o jesuíta francês, Giacomo Berthieu; o sacerdote italiano, Giovanni Battista Carmelo; três leigos: o filipino, Pedro Calungsod; a americana nativa, Caterina Tekakwitha; e a bávara, Anna Schäffer; e duas religiosas, uma espanhola, Maria del Monte Carmelo del Bambino Gesù; e a alemã Maria Anna Cope.

Na ocasião, será também estabelecida a data da cerimônia de canonização destes religiosos, que acontecerá no Vaticano.

Breve apresentação dos futuros novos santos
O jesuíta francês, Padre Giacomo Berthieu, foi mártir na cidade Ambiatibè, em Madagascar, no ano de 1896, período da segunda guerra dos malgaxes contra a França. Ele foi capturado no momento em que acompanhava os fiéis evacuados das aldeias. Nunca aceitou o pedido dos pagãos de renunciar a fé católica. Em resposta foi jogado no rio Mananara.

Pedro Calungsod, viveu no século XVII nas Filipinas. Foi um jovem catequista leigo, nativo da região de Visayas. Conhecem-se poucos detalhes de sua vida. Acompanhou os missionários espanhóis na evangelização dos Chamorros nas Ilhas Ladrones.

O sacerdote italiano do clero de Brescia, Padre Giovanni Battista Piamarta, foi fundador das Congregações Sagrada Família de Nazaré e das Irmãs Humildes Servas do Senhor, que possuía a missão de ajudar as pobres crianças das ruas das cidades. Sua obra hoje, além da Itália, está presente na América Latina: Brasil e Chile, e na África: Angola e Moçambique.

A religiosa Maria do Monte Carmelo do Menino Jesus viveu na Espanha no século XIX, notabilizando-se por fundar a Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição Missionárias do Ensino.

Alemã missionária nos Estados Unidos, Maria Anna Cope foi uma religiosa professa da Congregação das Irmãs da Ordem Terceira de São Francisco de Syracuse, Nova Iorque. Como madre provincial de Syracuse foi convidada por um sacerdote a viajar até as Ilhas do Havaí para ajudar a cuidar dos leprosos. Partiu com outras irmãs para servir no “Kaka’ako Branch Hospital” de Oahu. Permaneceu como última pessoa a cuidar do Padre Damien de Vuester, “Apóstolo dos Leprosos”, que morreu desta doença.

Catarina (anche Kateri) Tekakwitha, leiga estadunidense, foi a primeira americana nativa dos territórios dos Estados Unidos e Canadá a ser proclamada santa. Quando jovem decidiu dedicar sua vida à virgindade, assim nasce o seu caminho rumo ao catolicismo.

Leiga alemã da Bavária, Anna Schäffer, ficou presa a uma cama por uma doença grave. Por sua fé, tornou-se referência para várias pessoas. Foi missionária em terras longínquas, conforme era seu sonho.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas